X

T-GREEN - Transforming Graduate Education for Green and Sustainable Future

MENU

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

A capacitação de administradores nacionais e institucionais, decisores e decisores políticos, educadores, investigadores e estudantes para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que visam questões ambientais em políticas e conteúdos educativos será o núcleo do projeto. Outro objetivo central do projeto é criar uma rede que envolva autoridades nacionais, instituições de ensino superior e outras partes interessadas para participar numa colaboração horizontal e vertical: para o efeito, serão reforçadas e orientadas as regulamentações nacionais e institucionais que promovam a implementação conjunta, de dois ou vários graus e promovam a mobilidade, a transferência de créditos e o reconhecimento dos estudantes.

Os diplomas duplos serão oferecidos em Economia Verde e gestão, Cidades sustentáveis e Block-chain e Moeda Digital.  As licenciaturas em Microbiologia Aplicada e Tecnologias Inovadoras, Biotecnologia de Alimentos e Empreendedorismo Verde, terão sido reestruturadas.  Para a promoção dos novos e reestruturados os cursos, as Instituições do Ensino Superior (IES) irão juntar-se e disseminar a informação entre os alunos das licenciaturas que servem, bem como envolver novos grupos-alvo. Os cursos mais bem-sucedidos também podem ser oferecidos em inglês destinados a estudantes internacionais.

A revisão estratégica da lista nacional de profissões que permite o licenciamento de novos programas de mestrado, interdisciplinares e verdes, orientados para o futuro, bem como as estruturas de colaboração desenvolvidas, contribuirão para outras iniciativas também para além do período do projeto.

O conjunto de ferramentas nacional e institucional desenvolvido que permite esquemas de colaboração será testado com 3 programas educacionais verdes colaborativos recentemente desenvolvidos, bem como 9 programas existentes que serão reestruturados com módulos verdes.

 

MENU

PACOTES DE TRABALHO

 

O projeto está organizado em 7 pacotes de trabalho (WP):

WP1 - Reforço de Capacidades
Capacitação de administradores nacionais e institucionais, tomadores de decisão, palestrantes e investigadores para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em políticas e conteúdos educacionais, bem como projetar programas educacionais baseados em resultados (OBE).

WP2 - Elaboração de documentos nacionais para a ESD
Desenvolvimento do "Roteiro Nacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD)" que promove a MUDANÇA de currículos tradicionais para currículos verdes e orientados para o futuro.
Revisão estratégica da lista nacional de profissões que permitem o licenciamento de novos programas de licenciatura interdisciplinares e orientados para o futuro.
Desenvolvimento e redesenho do quadro regulamentar nacional e institucional para a transferência e reconhecimento de créditos permitindo a implementação de programas de licenciatura colaborativa e mobilidade de estudantes em linha com os requisitos do sistema de Bolonha.

WP3- Desenvolvimento de regulamentos institucionais e conjunto de ferramentas para reconhecimento de crédito e duplos diplomas
Desenvolvimento e redesenho do quadro regulamentar nacional e institucional para a transferência e reconhecimento de créditos permitindo a implementação de programas de licenciatura colaborativa e mobilidade de estudantes em linha com os requisitos do sistema de Bolonha.

WP4- Desenvolvimento e pilotagem de mestrados verdes
Desenvolvimento, licenciamento e implementação de 3 diplomas conjuntos/duplos interdisciplinares, bem como reestruturação de programas educacionais existentes em nível de pós-graduação em linha com a nova visão nacional de apoiar a transformação verde no ensino de pós-graduação e da economia.
Promover a cooperação a longo prazo dentro e fora do consórcio, estabelecimento de uma rede de instituições de ensino superior para a oferta de graus colaborativos, mobilidade de crédito e reconhecimento.

WP5 - Garantia e Monitorização da Qualidade do Projeto
O controlo de qualidade será parte integrante do projeto para garantir que os objetivos são cumpridos da forma mais eficaz.

WP6- Disseminação e exploração
Sensibilização para a ESD para os grupos-alvo, visibilidade do projeto, promoção do grau de mestre.
Devem ser desenvolvidos sítios Web acessíveis e materiais eletrónicos para pessoas com deficiências visuais e auditivas, como exemplo a replicar posteriormente pelas IES da Arménia.

WP7- Gestão de Projetos

Gestão operacional e estratégica altamente eficaz do projeto.

 

MENU

PARCEIROS E EQUIPA

 

Conheça os nossos parceiros institucionais e equipa TGREEN!

Coordenador

Universidade Nacional de Arquitetura e Construção
País: Arménia

 

Parceiros
Os participantes arménios do projeto são: Ministério da Educação, Ciência, Cultura, Desporto, Centro Nacional de Garantia de Qualidade, Universidade Estatal de Yerevan, Universidade Internacional da Eurásia, Universidade Estatal de Economia da Arménia, Universidade Francesa da Arménia, Universidade Politécnica Nacional da Arménia, Universidade Nacional Agrária Arménia, Universidade Estadual de Goris, Universidade Estadual de Gavar, ONG "Erasmus Students' Network Yerevan" e ONG "Bridge of Hope".

Os parceiros da UE são: Universidade Internacional Helénica (Grécia), Universidade Mykolas Romeris (Lituânia), Universidade Católica Portuguesa (Portugal) e Universidade Jagiellonian (Polónia).

 

MENU

CONTACTOS

 

Tem dúvidas? Precisa de alguma informação?

Contacte-nos!

Universidade Católica Portuguesa - Escola Superior de Biotecnologia (UCP-ESB)
Rua de Diogo Botelho 1327
4169-005 Porto

E-mail: esb@ucp.pt
Tel: + 351 22 558 0001

TGREEN ESB-Team
Eduardo Cardoso - ecardoso@ucp.pt

 

MENU

 

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE E FINANCIAMENTO

Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia.

O apoio da Comissão Europeia para a produção desta publicação não constitui aval dos conteúdos os quais refletem exclusivamente os pontos de vista dos autores, e a Comissão não pode ser responsabilizada pela eventual utilização das informações nela contidas.