"Adoção da Inteligência Artificial no Ensino Superior"

Business School
"Adoção da Inteligência Artificial no Ensino Superior"
Domingo, 12 de Maio de 2024 in Jornal Económico online

Artigo de Opinião por António Andrade, Docente na Católica Porto Business School.
Desde 2014 que a China usa a solução da Squirrel AI para analisar pontos fortes e fracos de mais de um milhão de estudantes, para fazer tutoria e criar percursos de aprendizagem personalizados.
Em 2016 na Universidade da Georgia, o curso de mestrado à distância, coordenado pelo professor Ashok Goel incluía, na sua equipa, a assistente Jill Watson, com a função de orientação de fóruns e esclarecimento de dúvidas.
Durante o curso, a assistente, permanentemente disponível e atenta, respondeu a cerca de 40 000 perguntas, de 300 estudantes, com um acerto superior a 90%. Apenas no final da formação, um estudante se apercebeu que a muito disponível e competente assistente poderia não ser humana! Efetivamente a equipa usava o ecossistema Watson da IBM e provava que algo de surpreendente poderia passar a ser possível com a Inteligência Artificial (IA).

Veja o artigo completo aqui.
pt