X

"À atenção do sr. primeiro-ministro e do novo ministro reponsável pelas florestas"

Business School
"À atenção do sr. primeiro-ministro e do novo ministro reponsável pelas florestas"
Quarta-feira, 3 de Abril de 2024 in Público online

Artigo de Opinião por Américo Carvalho Mendes, docente da CPBS.
Há uma reforma estrutural que está por fazer no sector florestal, e que devia ter sido iniciada em meados do século XX. Exmos. srs. primeiro-ministro e ministro responsável pelas Florestas.
Estou a escrever-vos para chamar a vossa atenção para uma reforma estrutural que está por fazer no sector florestal e que devia ter sido iniciada em meados do século XX quando a população rural iniciou definitivamente o seu processo de declínio.
Fiz o mesmo apelo aos anteriores responsáveis por esta pasta, ao longo dos últimos 30 anos, muitas vezes nas páginas deste jornal, sem nenhum sucesso até agora.
Essa reforma consiste no desenvolvimento de um serviço de extensão florestal, com co-financiamento público adequado, que apoie os produtores florestais privados, especialmente os que têm propriedades de dimensão pequena e fragmentada. Portugal está no topo da tabela, a nível mundial, no que toca à percentagem da área florestal privada, sendo que grande parte dela está muito dividida.
Umas vezes fala-se e actua-se como se não houvesse nada a esperar de uma estrutura da propriedade florestal como esta no que toca ao desenvolvimento florestal. É o discurso do “absentismo”. Outras vezes, vem-se com políticas irrealistas visando “grandes reformas”, em vez de se apoiar os proprietários que existem a gerirem melhor a floresta que têm, dando passos que podem parecer “pequenos”, mas que sejam exequíveis e que vão nessa boa direcção.

Veja o artigo completo aqui.
pt