"Aumentar a competitividade da indústria através dos serviços"

Business School
"Aumentar a competitividade da indústria através dos serviços"
Sexta-feira, 5 de Janeiro de 2024 in ECO - Economia Online

Artigo de opinião por Rui Soucasaux Sousa, docente na Católica Porto Business School.
Cada vez mais empresas industriais adotam estratégias de servitização como forma de diferenciação competitiva e subida nas cadeias de valor globais. O peso da indústria nas economias europeias tem vindo a cair, muito em parte devido à concorrência de países de mais baixo-custo localizados na Ásia. Pelo contrário, o peso do setor dos serviços tem crescido. Em Portugal, os serviços representam cerca de 65% da economia, sendo impulsionados em grande medida pelo turismo. O setor do turismo tem a vantagem de gerar exportações, mas tem também fragilidades, como seja a de assentar, em geral, em mão-de-obra pouco qualificada, assim como a de ser volátil, quer a nível sazonal, quer a nível de choques externos (e.g., guerras, terrorismo, crises sanitárias).
Neste contexto, nas últimas décadas tem-se discutido formas de aumentar o peso do setor industrial, considerando-se que é uma âncora importante para a resiliência e crescimento das economias, nomeadamente através da sua capacidade exportadora. Esta discussão tem-se focado numa dicotomia indústria-serviços, que é algo simplista e equivocada. Em particular, esquece a existência de uma terceira via que potencia sinergias entre as atividades de manufatura e de serviços: a servitização da indústria.

Veja o artigo completo aqui.