Com SAAL Néon 2023, Ângela Ferreira celebra a utopia da habitação social

Artes
Com SAAL Néon 2023, Ângela Ferreira celebra a utopia da habitação social
Segunda-feira, 8 de Janeiro de 2024 in Público online

A escultora criou uma instalação para a Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, acompanhada por uma exposição que documenta a sua génese. Uma obra de arte pública a “habitar a arquitectura”.
A escultura-néon já lá está desde o final de Outubro, na fachada da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, mas a exposição que explica e contextualiza esta criação de arte pública de Ângela Ferreira (Maputo, 1958), após o intervalo natalício, reabre nesta segunda-feira, podendo ser visitada até 5 de Fevereiro na galeria da instituição.
SAAL Neon 2023, título deste projecto que tem curadoria de Nuno Crespo, director da Escola das Artes (e colaborador do PÚBLICO), é a concretização de um projecto que Ângela Ferreira acalentava há vários anos, desde que, nos anos 1980, ainda estudante de Belas-Artes na Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, ouviu falar de arquitectura social e do programa SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), que entre 1974 e 1976 inscreveu o ideário do 25 de Abril na melhoria das condições de vida e de habitação das populações mais desfavorecidas.

Veja o artigo completo aqui.