"Devemos tratar bem os adeptos da equipa adversária? Sim!"

Business School
"Devemos tratar bem os adeptos da equipa adversária? Sim!"
Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023 in Jornal Económico online

Artigo de opinião de Susana Costa e Silva, Docente e Diretora do Mestrado em Gestão na Católica Porto Business School.
Tratar os fãs da equipa adversária com respeito e hospitalidade é uma abordagem estratégica que vai além de ganhos financeiros imediatos.
Uma das áreas onde o marketing enquanto processo de gestão se pode aplicar e onde mais tem a ganhar são as organizações de futebol profissional. E ainda que normalmente se associe o marketing deste tipo de organizações aos patrocínios, os clientes destas organizações são diversos e vão para além das marcas.
De facto, se quisermos aplicar a linguagem da gestão ao futebol, devemos começar por elencar os seus diversos stakeholders, isto é: as partes interessadas ou envolvidas na organização e que têm interesse direto ou indireto no seu desempenho ou impacto. Assim, no caso dos clubes de futebol, temos de reconhecer que partes interessadas são estas e quem são efetivamente os seus clientes.

Veja o artigo completo aqui.