"Gestão de risco nos tempos que correm..."

Business School
"Gestão de risco nos tempos que correm..."
Segunda-feira, 9 de Maio de 2022 in Jornal Económico online

Ricardo Cunha, docente da Católica Porto Business School.
A gestão de risco tem sido, nos últimos anos, apontada como um factor chave na execução da estratégia de uma organização e prossecução do seu objectivo de criação de valor. Os eventos inesperados dos tempos que correm, a pandemia Covid-19 e a guerra na Ucrânia, vieram, no entanto, desenvolver um novo estado de alerta entre os gestores. Deparamo-nos com uma alteração no paradigma da gestão de risco e em particular na percepção e medição dos diferentes tipos de risco em que uma organização incorre.
A medição do risco como uma medida meramente estatística deixou de fazer sentido, necessitando-se de uma abordagem holística que compreenda, não apenas medidas, estatísticas ou não, com base em informação passada, mas uma profunda análise de contexto, avaliando potenciais eventos inesperados, como os que se verificaram nos últimos anos, e suas consequências, mas também novos conceitos de risco e métricas introduzidas no, e pelo, mercado, cada vez mais escrutinados pelos stakeholders, em que se incluem, por exemplo os riscos ambientais, sociais e de governance.

Veja o artigo completo aqui.