"IA no Ensino Superior: experimentar e refletir"

Business School
"IA no Ensino Superior: experimentar e refletir"
Domingo, 14 de Abril de 2024 in Jornal Económico online

Artigo de Opinião por Leonor Sopas. Docente da Católica Poto Business School.
O ensino, impulsionado pela IA, pode criar espaços de experimentação, descoberta e inspiração para as novas gerações.
Como professora, vivi a transição para o ensino à distância e agora enfrento o desafio da Inteligência Artificial (IA). Vejo o potencial da tecnologia com otimismo, reconhecendo a necessidade de ponderar as implicações éticas das soluções que adotamos. Defendo a experimentação, seguida de reflexão sobre os resultados obtidos, para melhor avaliar oportunidades e riscos.
Inicialmente, utilizei a IA para tarefas administrativas como a revisão de textos, traduções, redação de mensagens simples, partindo de uma lista de tópicos, a par de esporádicas utilizações lúdicas.
Agora, é um instrumento diário em muitas atividades. Exploro várias ferramentas na preparação de aulas, para identificar e rever literatura. Fico surpreendida com os resultados do Scopus AI, do Consensus ou do Elicit.
Comparo os resultados do Copilot e do Gemini no resumo de relatórios e artigos, formulação de perguntas, resposta e sua correção, sugestão de novas perguntas, preparação de apresentações, transformação de notícias em pequenos casos, elaboração de grelhas de correção. A cada passo descubro novas aplicações e instrumentos.

Veja o artigo completo aqui.