X

Será que "uma imagem vale mais do que mil palavras"? O efeito da figuratividade do nome e logotipo da marca na memória

Business School
Terça-feira, 7 de Novembro de 2023 in Marketeer Online

Artigo de opinião por Joana César Machado, directora adjunta para a Internacionalização e docente, Católica Porto Business School.
Nome e logotipo são os dois elementos centrais da identidade de uma marca. Têm sido frequentemente estudados em separado, mas raramente em conjunto. Num estudo realizado com Paulo de Lencastre e Patrício Costa, procuramos colmatar esta lacuna, explorando os efeitos combinados da figuratividade do nome e do logotipo na recordação, no reconhecimento e nas associações.
Quando se cria uma marca, a memória é um critério de selecção fundamental. Assim, a primeira questão é se o nome escolhido para a marca é fácil de memorizar, ou se serão necessários esforços de comunicação significativos para atingir este objectivo? A segunda questão é se o logotipo que acompanha o nome facilitará a sua memorização?

Veja o artigo completo aqui.