Teólogo apela a participação nas eleições para "bloquear populismo"

Teologia
Teólogo apela a participação nas eleições para "bloquear populismo"
Domingo, 19 de Setembro de 2021 in Renascença Online

A participação massiva nas eleições é importante para evitar o triunfo dos populismos, considera o teólogo Jorge Cunha, da Universidade Católica Portuguesa.

"O combate ao populismo, aos grupos daqueles que querem impor os seus interesses ao todo da comunidade política, tem de ser bloqueado pela nossa participação", diz.

Professor de teologia moral no centro regional do Porto da Universidade Católica, Jorge Cunha considera "muito importante" que no próximo domingo, dia 26 de setembro, dia de eleições autárquicas, nos "lembremos que nunca devemos deixar que os outros nos governem para lá da nossa vontade".

O diretor da Faculdade de Teologia do Porto, da UCP, rejeita o argumento de muitos abstencionistas que dizem que não vale a votar porque "são todos iguais, ou já está tudo decidido".

"Não pode ser, os políticos são delegados do povo, e recebem o poder a partir da participação do povo, e não propriamente de uma máquina que já está montada previamente", sublinha Jorge Cunha.

Veja o artigo completo aqui.