Aula Aberta com Hélio Menezes | Escola das Artes

24.05.2024 18:30
Escola das Artes | Auditório Ilídio Pinho

Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 24 de maio, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Hélio Menezes.

Hélio Menezes

É mestre e doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, e Affiliated Scholar do BrazilLab, da Universidade de Princeton. É, atualmente, curador de Arte Contemporânea do Centro Cultural São Paulo (CCSP).
Tem desenvolvido reflexões sobre arte afro-brasileira, relações raciais, juventude negra, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo.
Dos mais recentes programas que organizou destacam-se “Afro-Atlantic Histories” (MASP/Instituto Tomie Ohtake); “The discovery of what it means to be Brazilian” (Galeria Mariane Ibrahim, Chicago); “Open-paths (CCSP);“Mostra 2020 ”(CCSP);“ Voices against racism ”(cidade de São Paulo);“ There’s light behind the walls ”(Museu de Arte Osório César) e “New Republic”, em parceria com Wolff Architects (Cape Town).

Mais informação disponível aqui