Jornadas Mundiais da Juventude – Símbolos na UCP - Porto

06.10.2022 15:00
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Átrio Edifício Central

A Jornada Mundial da Juventude tem dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem. Têm sido transportados a pé, de barco e até por meios pouco comuns como trenós, gruas ou tratores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais.

Na preparação das JMJ 23 em Lisboa, estes símbolos já estiveram na Diocese do Algarve, Beja, Évora, Açores, Madeira e em outubro peregrinarão pela Diocese do Porto. Nos primeiros dias na diocese do Porto, de 4 a 6 de outubro, os símbolos JMJ estarão nas vigararias de Gaia Norte e Gaia Sul. De 6 a 9 de outubro, na cidade do Porto onde vai ter um especial contacto com as instituições civis e religiosas, as universidades, os hospitais e tantas outras realidades que se concentram na cidade invicta.

A Universidade Católica ficou responsável por ir buscar os símbolos que chegam de barco ao Cais do Ouro (marginal da Foz), vindos da Afurada, no dia 6 de outubro às 15h00. Serão transportados a pé por jovens universitários da Católica que os trarão para o campus para uma dinâmica no campus até às 16h30, hora em que uma carrinha os virá buscar para seguirem a peregrinação.

Convidamos toda a comunidade académica a juntar-se a nós.