Líderes - Ascenção e Queda | Seminário LEAD.Lab

20.03.2024 18:30 — 20.03.2024 21:00
Católica Porto Business School | Auditório Carvalho Guerra

Quase todos conhecemos lideranças bem-sucedidas e célebres que caíram do pedestal e colocaram as suas organizações em situação crítica. Muitos escândalos empresariais, em Portugal e por todo o mundo, têm resultado precisamente desse fenómeno.

O que podem fazer as lideranças fazer para escaparem a esses “descarrilamentos”? Que mecanismos podem as organizações usar para criar antídotos a essas ocorrências? Quais os perigos da celebridade? Porque o sucesso prolongado pode ser inimigo do sucesso?

Baseando-se na investigação e em casos práticos, o Lead.lab, centro de conhecimento em liderança da Católica Porto Business School, organiza esta sessão, onde procurará responder a estas questões e apontar recomendações úteis para líderes e liderados. O seminário terá, como convidado especial, Luís Portela, Presidente da Fundação Bial.

Inscreva-se já e participe!

DATA E HORA: 20 de março, 18h30

LOCAL: Católica Porto Business School, campus Porto | Auditório Carvalho Guerra

PROGRAMA:

18:30 | Abertura, João Pinto, Diretor da Católica Porto Business School

18:40 | “Líderes – Ascensão e Queda”, Arménio Rego, Diretor do LEAD.Lab e Docente na Católica Porto Business School

19:15 | A perspetiva de um Gestor, Luís Portela, Presidente da Fundação Bial

19:45 | Debate

INSCRIÇÕES - CLIQUE AQUI

­Sobre o LEAD.Lab - Leadership Lab: o LEAD.LAb, liderado por Arménio Rego, é o centro de conhecimento em liderança da Católica Porto Business School, e tem como objetivo fundamental gerar conhecimento nesta área, através de um processo de duplo sentido: o conhecimento emergente da investigação realizada nas organizações é divulgado/transferido para as mesmas. Saiba mais aqui.

Sobre Luís Portela:  licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, exerceu atividade clínica e docente universitária apenas nos primeiros anos da sua carreira, optando depois por se dedicar à empresa de sua família - Bial -, de que foi CEO (1979 - 2011) e chairman (2011 - 2021). Em 2021 retirou-se da vida profissional, para se dedicar à Fundação Bial (criada em 1994 e tendo como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano, tanto sob os aspetos físicos como sob o ponto de vista espiritual) a que preside, à leitura, à escrita e à família. Foi também presidente do Health Cluster Portugal e do Conselho Geral da Universidade do Porto, vice-presidente da Fundação de Serralves e membro da Direção da Cotec. Publicou dez livros, sendo os mais recentes “Ser Espiritual - Da Evidência à Ciência”, em 30ª edição, “Da Ciência ao Amor”, em 13ª edição, e “The Science of Spirit”, publicado nos EUA pela Toplight/McFarland. Entre outras distinções, é Comendador da Ordem do Mérito e Grã-Cruz das Ordens do Mérito e da Instrução Pública; Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina de Cádis, da Universidade do Porto e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; e Prémio de Neurociências da Louisiana State University, nos EUA.