Seminário de Investigação CBQF/LAE - Nanobiotecnologia no Estudo do Cancro

26.07.2022 14:00
Escola Superior de Biotecnologia | Auditório Arménio Miranda

O Seminário de Investigação CBQF/LAE “Nanobiotecnologia no Estudo do Cancro” com Sônia Nair Báo, do Departamento de Biologia Celular; Instituto de Ciências Biológicas; Universidade de Brasília; Brasília – DF; Brasil, decorrerá no dia 26 de julho, às 14h, no Auditório Arménio Miranda, no Edifício de Biotecnologia.

A nanobiotecnologia no estudo do cancro tem-se mostrado promissora, por trazer possibilidade de carreamento e entrega de fármacos, tratamentos locais e direcionados, redução de efeitos colaterais e doses, e melhora da farmacocinética e biodisponibilidade. Nanoestruturas como nanopartículas metálicas de Maghemita associadas ao citrato de ródio II (Magh-Rh2(H2cit)4); nanopartículas Lipídicas Sólidas contendo Docetaxel (NLS-DTX) e nanofolha de Óxido de Grafeno (NANOGO) tem apresentado resultados significativos. Estas nanoestruturas demonstram serem estáveis, apresentam tamanhos na faixa de nanômetros (10 - 12 nm). São internalizadas pelas células da linhagem tumoral com maior concentração. Promovem a paragem do ciclo celular na fase G2-M. Induzem a morte celular por apoptose. Provocam danos aos microtúbulos. Estudos in vivo mostraram maior eficácia antitumoral reduzindo o volume do tumor e também prevenindo metástases.

Mini CV de Sônia Nair Báo: Professora Titular da Universidade de Brasília, bolsista produtividade em pesquisa (PQ 1A) do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências. É Licenciada em Ciências Biológicas pela UNIJUI (RS), Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP e Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ. Realizou Pós-doutorado junto a Università degli Studi di Siena, UNISI, Itália. Foi vice-diretora e Diretora do Instituto de Ciências Biológicas e Vice-reitoria da UnB. Atuou como Diretora de Avaliação da CAPES. Foi membro do comitê da área interdisciplinar e membro do Conselho Superior da CAPES; e membro do comitê da área de Morfologia do CNPq. Foi tesoureira, Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise e atuou como membro do Comité Interamericano de Sociedades de Microscopía – CIASEM. Atua como consultora junto as Agências de Ciência e Tecnologia do Brasil (FINEP, CNPq, CAPES, FAPDF). Possui colaborações técnico cientificas com instituições nacionais (UNICAMP; UECE; UFRN; UFV, UFCE e UFG) e instituições estrangeira (Universität Leipzig, Alemanhã; Universidade de Vigo, Espanha e Harvad Medical School, Estados Unidos). Atua como revisor de mais de 15 periódicos científicos. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução, interação patógeno-hospedeiro e nanobiotecnologia. Publicou em torno de 300 artigos. Orientou 21 doutores, 32 mestres e 100 estudantes de graduação.