Workshop "Captação de Emoções em Estereofonia", com José Fortes

28 + 29 novembro
11:00/13:00 + 14:00/19:00

Espaço e Equipamento

Estúdio de captação e gravação musical. Sala de mistura de som.

Programa

Este workshop surge, fundamentalmente, como uma proposta de encontro com José Fortes, o “apenas” técnico de som, como ele próprio gosta de frisar. Um técnico de som que atravessou várias gerações da produção musical, e que ultrapassa 50 anos de gravação, distribuídas por cerca de um milhar de discos, desde Amália a António Pinho Vargas, passando por Zeca Afonso, UHF, Pedro Burmester, Fausto, Vitorino, Sérgio Godinho, Xutos e Pontapés, Heróis do Mar, Rui Veloso, Banda do Casaco, Camané e tantos outros.
Através deste encontro/workshop, José Fortes propõe-se fazer uma reflexão sobre a atividade do técnico de som, nas suas diversas vertentes de atuação. Tópicos:
- Ouvir a música, ouvir a tessitura, ouvir a frequência, ouvir o áudio e ouvir o som
- Interpretar a “partitura sonora”
- O som que ouvimos, o som que registamos, o som que amplificamos e o som que queremos ouvir
- O binaural, o estéreo e o surround
- Análise dos vários formatos de captação de som estéreo
- Os equipamentos e a sua importância no áudio e no som.

Destinatários

Amadores e profissionais de som com interesse em questionar conhecimentos e práticas fundamentais de captação de som em estereofonia aplicada à musica.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de equipamentos áudio, transdutores de captação e formatos de captação.

Formador

José Fortes
Iniciou a sua carreira no Porto, em 1956. Os seus primeiros trabalhos fizeram-se para as editoras Arnaldo Trindade "Discos Orfeu", Vadeca e EMI. Nesse mesmo período de tempo, e até 1964, trabalhou também nos Emissores do Norte Reunidos, no Porto. Entre 61 e 64 foi técnico de som de Manuel de Oliveira e entre 64 e 66 colaborou como técnico de som de Michel Giacometti, na zona Norte de Portugal. Em 1961 fundou os estúdios Fortes & Rangel no Porto, momento a partir do qual a sua vida se tornou intensamente focada na captação musical. Desde então foi técnico de corte de acetato da Rádio Triunfo (69/71), diretor dos estúdios áudio da Rádio Triunfo (71/79), diretor dos estúdios Rádio Produções Europa (79/81), sócio gerente do AngelStudio (81/90), diretor do Departamento Áudio dos Estúdios Valentim de Carvalho (91/92) e diretor do Departamento Áudio dos Estúdios Edipim (92/99).
A partir de 1998 Fortes abandona a atividade próxima dos grandes estúdios e monta o seu próprio estúdio móvel, com a intenção de aproveitar e explorar possibilidades de gravação em espaços não convencionais: igrejas, museus, teatros, etc.
Paralelamente desenvolve atividades diversas como formador na área do som, em instituições tão diversificadas como o Instituto Politécnico de Porto, a Academia de Música da Orquestra Metropolitana de Lisboa, a ESMAE, a ETIC, a Restart ou a Escola Superior de Música de Lisboa.
É considerado um dos técnicos de som mais importantes e experientes da indústria musical portuguesa. Com 57 anos de carreira gravou artistas de todos os géneros musicais e autores tão distintos como Carlos do Carmo, Jáfumega, Zeca Afonso, Heróis do Mar, António Pinho Vargas, Fausto ou Mão Morta.
Embora não se saiba muito bem quanto discos terá gravado, é dado como certo que o total rondará os 1000 discos. Uma lista abreviada pode ser encontrada em: https://www.discogs.com/artist/976563-JoseFortes

geral: 90€ // comunidade EA/UCP: 70€

Condições especiais para alunos de Licenciatura e Mestrado da Escola das Artes

Em cada workshop haverá sempre uma vaga disponível para um aluno de Licenciatura ou Mestrado. Os candidatos terão de se inscrever e a seleção será feita com base no mérito escolar - melhor média do ano transato.

Questões pedagógicas: Vitor Joaquim - vjoaquim@porto.ucp.pt
Questões de secretariado: Margarida Dinis - mdinis@porto.ucp.pt