Workshop "Representação Gráfica de Informação", com Pedro Almeida

28 + 29 novembro
11:00/13:00 + 14:00/19:00

Local e Equipamento

Edifício das Artes - Sala de formação 224, 2º piso com ligação à web e 1 computador iMAC (21.5’’) por aluno, equipado com Adobe Creative Suite e software variado.
(Caso o desejem, os participantes poderão utilizar os seus próprios portáteis).

Programa

Os mecanismos de produção gráfica e os vários meios e disciplinas do design. Conceitos de representação gráfica de informação. Conceção e desenvolvimento de projeto para plataformas de impressão e plataformas digitais, tendo em consideração as capacidades e conhecimentos individuais de cada participante. A importância de se saber contar uma história.

Dia 1: Grafismo estático
Comunicar através do design (design thinking). História da representação gráfica. A importância do apontamento/esquisso. Cores, tipos de letra (a sua utilização - print/web). Técnicas de design: storyboard, prototipagem. O processo criativo. Aplicativos de/para computador. Print Design.
TAREFA: criação de um produto gráfico (cartaz, programa cultural, CV infográfico)

Dia 2: Dinâmico/Digital
Plataformas de visualização. As diferentes formas de apresentar conteúdos. Narrativas digitais. Segmentação de informação. A estratégia de links. Navegabilidade/usabilidade. A internet como ferramenta. Como criar interfaces gráficos.
TAREFA: criação de um produto gráfico digital dinâmico (exemplo: CV/Portfolio digital interativo)

Destinatários

Alunos de artes e público em geral com interesse em adquirir e consolidar conhecimentos fundamentais de grafismo e de organização de informação nas mais diversas plataformas de comunicação.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de informática, manipulação de imagem e utilização web.

Formador

Pedro Almeida
Iniciou a sua formação como designer gráfico na Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP). Exerceu diariamente essa atividade no departamento gráfico do jornal “Público”, desde a sua fundação em 1989, onde foi subeditor gráfico na redação do Porto, até o final de 2010. Do vasto trabalho, destaca a revista Fugas (Público) pela sua criatividade diária, tendo sido o responsável desde o seu início pelos modelos e templates de paginação. No final de 2010, desenhou o P3 (p3.publico.pt), projeto multimédia do jornal “Público”, onde desempenhou diariamente a função de editor multimédia, até ao final de 2012.
Tem desenvolvido trabalhos de grafismo editorial, design corporativo, fotografia, ilustração, animação, infografia, webdesign, edição de vídeo e sonoplastia.
Tem dado formação e workshops na área multimédia e na área do design editorial na Universidade do Minho, Faculdade de Belas Artes do Porto, Universidade Lusófona, entre outros.
Portfolio online: https://larapal.org/portfolio/portfolio_design.html

Preço

geral: 90€ // comunidade EA/UCP: 70€

Condições especiais para alunos de Licenciatura e Mestrado da Escola das Artes

Em cada workshop haverá sempre uma vaga disponível para um aluno de Licenciatura ou Mestrado. Os candidatos terão de se inscrever e a seleção será feita com base no mérito escolar - melhor média do ano transato.

Questões pedagógicas: Vitor Joaquim - vjoaquim@porto.ucp.pt
Questões de secretariado: