X

Área Transversal para a Economia Social em consórcio do estudo sobre "ESG - E o Trabalho Marítimo-Portuário em Portugal"

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi palco, dia 23 de setembro, da apresentação do estudo "ESG - E o Trabalho Marítimo-Portuário em Portugal", realizado pelo consórcio que uniu a Área Transversal para a Economia Social (ATES) da Universidade Católica - Porto, à Partnerships for Humanity e ao Instituto do Conhecimento.

O estudo, promovido pela  Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários (FNSTP) e pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores do Mar (FESMAR), foi considerado pioneiro, não só por reunir informação atualizada sobre os dois setores em Portugal, como por espelhar a visão dos trabalhadores sobre os mesmos e ainda apresentar diferentes e possíveis formas de trabalhar indicadores ESG nesta área.

O evento contou com a presença de cerca de 150 convidados. Durante  a manhã, o estudo foi apresentado pela equipa do consórcio, Daniela Coutinho e Peter Janson, da Partnerships for Humanity, João Pedro Matos Fernandes, do Instituto do Conhecimento e Leonor Abreu, da ATES. Foi também marcada pela mesa redonda sobre o setor portuário na qual participaram diferentes agentes do setor e ainda, pela intervenção do especialista internacional no setor, José Luís Liaquet. A manhã terminou com a intervenção do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo. Ao longo da tarde, para além de uma mesa redonda dedicada ao setor marítimo, João Carvalho, especialista no setor, interviu também, tendo o evento sido encerrado por José Manuel Boleiro, Presidente do Governo Regional dos Açores.

O estudo "ESG - E o Trabalho Marítimo-Portuário em Portugal", apresentado e também partilhado fisicamente por todos os presentes, pretende ser o ponto de partida para melhorias significativas de dois setores cruciais da economia do país e tantas vezes ignorado, assim como o motivo de união entre os mais diversos agentes dos setores, em prol do seu desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida dos seus trabalhadores.

25-09-2024