X

Católica celebra Dia Nacional e atribui Honoris Causa a Durão Barroso e Barbie Zelizer

“Com determinação, apoiamo-nos no legado do passado para abrir as portas do futuro.” Foi assim que Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, resumiu a missão da Universidade durante a sessão que assinalou o seu Dia Nacional, no dia 2 de fevereiro. Dirigindo-se à comunidade académica, no Auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa, a Reitora acrescentou que apesar de “incerto”, o futuro é sempre olhado “com esperança”.

Sob o lema “O Conhecimento ao Serviço da Fraternidade Social”, Isabel Capeloa Gil refletiu sobre o papel da Universidade “que ensina a aspirar num país onde raras vezes se arrisca” e que se orienta para “o desenvolvimento da ciência na vanguarda do conhecimento, para a inovação científica, artística e tecnológica, orientada para a equidade e a inclusão social”.

Durante o discurso, a Reitora evidenciou a contribuição da UCP para o sistema científico nacional e o contínuo crescimento da universidade, destacando especialmente a inovação. Realçou como exemplos a recém-lançada Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, e a nova Licenciatura em Liberal Sciences, que será lançada em 2023. Referiu ainda o Plano de Desenvolvimento Estratégico que, entre várias medidas, propõe a renovação de metodologias e a reforma curricular, com o objetivo de “ultrapassar as monoculturas disciplinares, orientando-se para a transversalidade e a articulação de saberes”.

Nesta sessão marcada pela importância do conhecimento, Barbie Zelizer e José Manuel Durão Barroso foram distinguidos como Doutores Honoris Causa pela Universidade Católica Portuguesa.

Barbie Zelizer, titular da cátedra Raymond Williams na Annenberg School for Communication da Universidade da Pensilvânia, é, segundo Isabel Capeloa Gil “uma das vozes académicas mais influentes e respeitadas a nível global da área dos Estudos de Jornalismo”. Ao agradecer esta distinção, a investigadora realçou a importante relação construída com a Católica ao longo de quase 20 ano, explicando que esta colaboração contribuiu para fortalecer o seu pensamento académico. “Portugal e a Católica tornaram-se na minha segunda casa”, referiu com carinho.

Já José Manuel Durão Barroso, Diretor do Centro de Estudos Europeus e Professor catedrático convidado do Instituto de Estudos Políticos da Universidade, foi descrito pela Reitora como “uma personalidade que moldou momentos cruciais do desenvolvimento de Portugal, da Europa, e do mundo, presente, em lugares de decisão, nos momentos mais críticos e transformadores da Europa das últimas décadas.”

Durão Barroso deixou mensagens de agradecimento a toda a comunidade académica, assinalando: “este doutoramento Honoris Causa significa muito para mim, não só por vir de uma instituição do meu país, mas também pelo facto de se tratar de uma das escolas nas quais exerço funções docentes”. No seu discurso, o ex-Presidente da Comissão Europeia defendeu a importância da Europa, referindo que “a fronteira para a defesa dos nossos interesses e dos nossos valores é hoje a fronteira europeia”.

No final da sessão, D. Manuel Clemente, Magno Chanceler da Universidade, relembrou o tema do Dia da Universidade Católica, “O Conhecimento ao Serviço da Fraternidade Social”, convidando os presentes a encará-lo “como uma realidade já existente e agora projetada com ainda mais convicção”.

A cerimónia contou ainda com a imposição das insígnias e entrega de cartas doutorais aos novos doutores, e com a atribuição de medalhas aos colaboradores que celebraram 25 e 40 anos ao serviço da Universidade.

06-02-2023