Católica lança programa Women+ para incentivar a liderança feminina

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) lançou o projeto Women+, um programa de mentoria e job shadowing que pretende inspirar a liderança feminina em jovens recém-graduadas. A iniciativa contará com mentoras de vários setores da sociedade, mundo académico e empresarial.

“É importante inspirar as jovens licenciadas a seguir uma carreira de serviço e liderança. Sabemos que são capazes, mas têm de estar dispostas a assumir esses papéis”, explica Isabel Capeloa Gil. A Reitora da UCP refere ainda que é necessário mostrar a estas jovens que “é difícil articular a vida profissional com a carreira”, mas que é possível. Para isso, “é importante ter modelos para seguir e com quem aprender”.

Segundo Isabel Capeloa Gil, a iniciativa Women+ pretende “impulsionar o desenvolvimento das mulheres no meio académico, e também apoiá-las, através dos exemplos de liderança” das mentoras. O projeto, ainda em fase de desenvolvimento, surge no seguimento de vários programas já estruturados para encorajar as mulheres a desenvolverem as suas capacidades empreendedoras na UCP.

Esta iniciativa vai juntar uma recém-graduada a uma mentora durante um ano de acompanhamento. No fim desse ano, será avaliado o impacto que as atividades tiveram na jovem e se a inspiraram a assumir uma posição de liderança.

No almoço de lançamento desta iniciativa, no dia 2 de fevereiro, a Reitora recebeu a Irmã Helen Alford O.P., Presidente da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, para refletir sobre o papel da Doutrina Social da Igreja e o seu potencial para desvendar as grandes questões que desafiam as mulheres da sociedade atual.

Também Pauline Nugent, Provost da Universidade de Notre Dame, Austrália, e Lilian Ferrer, Vice-Presidente de Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica do Chile, estiveram presentes para partilhar a sua experiência pessoal enquanto líderes.

No discurso de abertura do evento, Helen Alford refletiu sobre uma experiência transformadora que teve enquanto estudante de Engenharia. Ao ler um artigo sobre o trabalho realizado numa linha de montagem, Helen chegou a uma conclusão que mudaria para sempre a sua vida: “tudo o que estamos a fazer está errado. Estamos a construir as máquinas e depois a organizar o trabalho das pessoas em função das máquinas. Devíamos construir as máquinas a pensar nas pessoas. O ser humano deveria estar no centro”. A partir desse momento, tem dedicado a sua vida a resolver esta questão.

Para a economista, a organização do trabalho dos últimos 250 anos não evoluiu ao ritmo da sociedade, com “custos colaterais para as mulheres e famílias”. Helen Alford defende que “não podemos continuar a aceitar isto, pois o sistema é demasiado disfuncional e, precisamente porque as mulheres são as mais afetadas por ele, as mulheres podem ser as líderes da mudança”.

Já Pauline Nuget falou sobre a sua experiência pessoal. Foi Provost de duas universidades católicas na Austrália, tem formação como enfermeira, e uma carreira distinta nos Negócios. Foi eleita Victorian Business Woman of the Year, em 2009, e já participou em inúmeros organismos de liderança empresarial. Apesar de todas estas qualificações, Pauline explicou que em muitas salas de reuniões nem sempre era levada a sério, simplesmente por ser mulher. Reforçou a importância de haver programas como este, que preparem as mulheres para todos os cenários, sem perderem a confiança nas suas capacidades.

Sobre este tema, Lilian Ferrer, responsável pela iniciativa estratégica da SACRU sobre igualdade de género, destacou a importância que outras mulheres tiveram na sua vida, ao incentivarem-na a evoluir na carreira e a não desistir, apesar das adversidades.

Neste evento de lançamento estiveram presentes Maria de Belém, ex-ministra da saúde, Ana Costa Freitas, ex-reitora da Universidade de Évora, Céline Abecassis-Moedas, Diretora da Formação de Executivos da Católica Lisbon, e Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da UCP, entre muitas outras personalidades de destaque convidadas a participar neste programa.

08-02-2024