No dia 8 de julho, Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa e Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, marcaram presença nas comemorações do 35º aniversário da Federação Académica do Porto no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos. O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e, juntamente com as 26 associações de estudantes federadas, assinalou mais um importante capítulo na história da FAP.
Durante a cerimónia, foi também atribuído o galardão Diogo Vasconcelos, alumni da Católica no Porto e fundador da FAP. Este ano, a medalha foi atribuída ao Jornal de Notícias, que, como explica Francisco Fernandes, Presidente da FAP, “num país tão centralizado como Portugal, é o único diário nacional feito a partir do Porto sendo a voz do Norte e, por isso, também da Academia do Porto”. “Mesmo nos períodos mais conturbados, tem sido um bastião da informação, comprometido com a missão de informar e assegurar a liberdade e pluralidade informativa”, destacou Francisco Porto Fernandes.
Isabel Braga da Cruz realça “o importante papel que a FAP tem desempenhado ao longo dos últimos 35 anos na representação dos estudantes da Academia do Porto, dando voz às suas necessidades e lutando por um ensino superior de qualidade em Portugal”.