X

Católica Porto Business School integra projeto da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos

A parceria entre as duas instituições surge através do CEGEA – Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Católica Porto Business School. O acordo foi anunciado no final de janeiro, numa sessão pública que contou com a presença do diretor executivo do CEGEA, Vasco Rodrigues. “Nesta fase inicial, o projeto implica a realização de dois boletins semestrais de conjuntura, até ao final de 2024, com uma edição já em março e outra em setembro”, começa por referir.

A tomada de decisão é um tema cada vez mais premente em gestão, pelo crescente volume de dados disponíveis e pela importância que tem de ser dada ao seu tratamento. “O CEGEA vem dar à Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) consultoria numa área cuja relevância é inegável, o domínio da informação de apoio à decisão”, explica Vasco Rodrigues.

Para o diretor executivo do CEGEA, há dois objetivos neste projeto: “primeiro, permite que a direção da APIP tenha uma perceção mais objetiva sobre a situação da sua indústria, bem como uma atuação mais fundamentada. Segundo, o boletim proporciona às próprias empresas do setor dos plásticos informação atualizada, muito útil para a definição das suas estratégias”.

O documento semestral vai incluir informação sobre a evolução da situação das empresas, obtida por inquérito, em temas como a produção, os preços, o emprego e as principais dificuldades enfrentadas. Para além do mercado interno, Vasco Rodrigues salienta que “também vai ser incluída informação estatística sobre o comércio externo de plástico, recolhida junto do Eurostat”.

O projeto com a APIP está a ser desenvolvido pelo próprio Vasco Rodrigues e por Filipa Cunha Mota, também investigadora do CEGEA. “Isto vem no seguimento do trabalho que desenvolvemos há vários anos, em questões ligadas à tomada de decisão, em setores nucleares da indústria portuguesa como o calçado, com a APPICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), e a cortiça, com a APCOR (Associação Portuguesa da Cortiça)”.

19-02-2024