X

“Dar cor à Escola”: comunidade da Universidade Católica reunida em ação de voluntariado

“Dar cor à Escola” foi o mote da grande ação de voluntariado promovida no âmbito dos 20 anos da CAtólica SOlidária (CASO). Estudantes, antigos estudantes, docentes, colaboradores, familiares e amigos uniram-se em torno da missão de pintar as paredes da Escola do Parque, em Aldoar, na cidade do Porto, ajudando a dar uma nova vida a este local que acolhe e recebe diariamente muitas crianças.

No total, cerca de 50 voluntários, distribuídos pelos turnos de trabalho nos dias 22 e 23 de maio, empenharam-se neste serviço à comunidade, na certeza de que “o voluntariado é uma verdadeira oportunidade de crescimento.”

Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP), da Universidade Católica no Porto, que assume a gestão da CASO, afirma que “servir em comunidade tem um significado especial”. “Enquanto Universidade Católica, a dimensão do serviço tem uma importância muito grande. Acreditamos que é na proximidade com os outros que nos transformamos em pessoas melhores, mais completas e felizes”, acrescenta.

Isabel Braga da Cruz, pró-reitora e presidente da Universidade Católica no Porto, esteve presente na ação de voluntariado em comunidade, onde também referiu que “o voluntariado tem um papel determinante na transformação das pessoas.” Durante a ação houve ainda tempo para cantar os parabéns à CASO e soprar as velas. Um momento simbólico que marca os 20 anos de serviço à comunidade e o compromisso com o futuro.

20 anos da CASO

Esta ação de voluntariado, que contou com o apoio das tintas CIN, insere-se no âmbito das comemorações dos 20 anos da CASO. Está agendada, nos dias 19 e 20 de junho, uma conferência internacional - “University as an epicentre for social responsibility: commitment to people and the planet” - onde será apresentado um estudo sobre a transformação e o impacto do voluntariado nos estudantes da Universidade Católica no Porto.

24-05-2023