X

Docente da Faculdade de Direito nomeada para Comissão de elaboração do Regime Geral de Taxas da Administração Pública

Marta Vicente, professora auxiliar da Escola do Porto da Faculdade de Direito, foi nomeada como membro da Comissão para a elaboração do Regime Geral de Taxas da Administração Pública.

De acordo com o Despacho n.º 10598/2024, de 10 de setembro do Diário da República, a comissão de especialistas ficará “incumbida de elaborar e apresentar um anteprojeto de diploma que deverá conformar todas as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas à Administração Pública”.

Ao longo dos anos, a proliferação de taxas na administração central tem representado um encargo significativo para os cidadãos e empresas, aumentando a complexidade e burocracia dos procedimentos administrativos. Com esta nova comissão, pretende-se simplificar os processos, garantir a proporcionalidade entre o custo das atividades públicas e os benefícios que delas advêm para os particulares, e assegurar as garantias de transparência para os sujeitos passivos.

A iniciativa surge no seguimento da Lei Geral Tributária (LGT), que define as taxas como tributos associados à prestação de um serviço público, à utilização de um bem do domínio público ou à remoção de obstáculos jurídicos. Embora a Constituição, no artigo 165.º, n.º 1, alínea i), atribua à Assembleia da República competência exclusiva para criar o regime geral das taxas, até à data apenas foi aprovado o regime para as autarquias locais, através da Lei n.º 53-E/2006, de 29 de dezembro. A nova comissão terá a responsabilidade de apresentar um anteprojeto de regime geral das taxas cobradas pela Administração Pública central, contribuindo para maior transparência e eficiência nos processos.

Fazem parte desta comissão Marta Vicente, Suzana Tavares da Silva, Pedro Brinca, Maria d’Oliveira Martins, Ana Isabel Correia, Marta Costa Santos e Sérgio Brigas Afonso. O grupo deverá apresentar um anteprojeto de diploma ao Governo no prazo de seis meses, prorrogável por mais três, se necessário.

26-09-2024