X

Estudantes universitários desafiados a participar na Jornada Mundial da Juventude

A Pastoral Universitária do Porto, em colaboração com a Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa, da Universidade Católica no Porto, está a organizar um grupo de estudantes da academia para irem à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá decorrer de 1 a 6 de agosto.

Esta iniciativa, que já está com inscrições abertas, pretende juntar estudantes que, não estando ligados a qualquer movimento, paróquia ou grupo, querem participar nesta experiência de encontro com o Papa Francisco.

“Queremos proporcionar aos estudantes esta oportunidade única de estarem com o Papa, conhecerem jovens que estudam no Porto e jovens de todo o mundo, participarem num evento muito especial, experimentarem a verdadeira alegria de ser cristão, testemunhar a fé de diferentes culturas e viverem dias de festa, alegria, convívio e celebração”, explica Carmo Themudo, coordenadora da UDIP.

Os jovens que se quiserem inscrever poderão fazê-lo até ao dia 31 de março. Existem duas modalidades diferentes de participação, às quais, também, correspondem valores diferentes. Para todos os inscritos, haverá 3 encontros formativos: “Rumo à JMJ”. O que é a JMJ?; o tema de 2023 “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39); e Testemunhos de Jornadas anteriores serão os temas das sessões de formação que pretendem contribuir para uma melhor preparação do grupo para acolher os frutos do evento.

Um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa

A JMJ trata-se de um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.  Apesar de ter uma identidade Católica, o evento é aberto a todos, crentes e não-crentes, mais próximos ou distantes da Igreja. Com este evento, pretende-se lançar aos jovens o desafio do compromisso com a construção de um mundo melhor e mais humano.

“Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja”, pode ler-se no site da JMJ’23.

Carmo Themudo explica, também, que os jovens podem esperar, para além dos momentos centrais de encontro com o Papa Francisco, como o Acolhimento, a Via-Sacra, a Vigília e a Missa de Envio, “um encontro de culturas de todo o mundo e muitos momentos de convívio e atividades culturais, com destaque para o Festival da Juventude, que decorre, nos dias da JMJ, em vários pontos da cidade de Lisboa.”

Os jovens que participam na JMJ poderão participar, no decorrer da semana do evento, num sem número de atividades ligadas à Música, Cinema, Teatro, Dança e, também, em eventos religiosos que apelam à espiritualidade e à transformação, através de momentos de oração, de adoração e de partilha de testemunhos.

Mais informações sobre a ida à JMJ’23 com a Universidade Católica no Porto e a Pastoral Universitária do Porto

Mais informações sobre a Jornada Mundial da Juventude

Em caso de dúvida entrar em contacto através do jmj.porto.pu@gmail.com

07-02-2023