X

Exposição “Ajax et plures” de João Paulo Feliciano inaugurada na Católica no Porto

Patente até 1 de novembro.

A 8 de março realizou-se a inauguração da nova exposição “Ajax et plures”, de João Paulo Feliciano, que apresenta um conjunto de obras dos anos 1990 e 2000, pertencentes à Coleção de Serralves, e uma obra inédita concebida especificamente para o campus da Universidade Católica no Porto. A exposição enquadra-se na adesão da Universidade Católica Portuguesa como membro fundador da Fundação de Serralves.

Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto e pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, destacou a importância da consolidação da relação com a Fundação Serralves e fez um especial elogio à obra desenvolvida para o campusde que muito gostamos e que nos deixa muito orgulhosos”.

O diretor da Escola das Artes e curador da exposição, Nuno Crespo, enalteceu a forma como a Fundação e a Escola têm vindo a colaborar em diferentes iniciativas, seja ao nível de conservação e restauro de obras do depósito de Serralves, na colaboração em exposições e na integração de estudantes. “É um prazer e uma honra receber e podermos conviver até novembro com obras das quais não só gostamos muito, mas que também nos interpelam de uma forma muito original e pertinente,” concluiu.

Joana Valsassina, curadora do Programa Nacional de Itinerâncias na Fundação de Serralves, elogiou a iniciativa e a multidisciplinaridade do trabalho de João Paulo Feliciano e o que se procura mostrar na exposição “Ajax et plures”.

O artista João Paulo Feliciano destacou a obra inédita – Ajax - que concebeu para o campus da Católica no Porto, mais especificamente para as janelas do corredor do Edifício das Artes. Através desta obra, o artista pretendeu usar a janela como “interface luminoso, que encaminha luz do exterior para o interior e vice-versa”. A obra estabelece um jogo de formas e cores cambiantes, resultando numa instalação imersiva que abarca todo o espaço do corredor e transborda para o exterior. Uma vez que para João Paulo Feliciano os títulos dos seus trabalhos se constituem enquanto “extensões linguísticas” de cada obra, “Ajax et Plures” evoca simultaneamente uma figura mitológica, um clube de futebol e um simples limpa-vidros, referenciando universos tão distintos quanto os que o seu corpo de trabalho tende a abarcar.

Ana Pinho, durante a sua intervenção, sublinhou “a importância desta parceria” e a certeza de que “as possibilidades de projetos comuns com a Universidade Católica são imensas”. A presidente do Conselho de Administração de Serralves fez, também, referência ao brilhante trabalho do artista e à sua “vontade de impactar o espetador na interpretação da sua obra”.

A cerimónia de inauguração terminou com o discurso da reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, que enalteceu a importância da parceria estabelecida entre a Universidade e Serralves para “a concretização de projetos comuns quer na área da investigação científica quer no domínio cultural”. “Queremos que os campi da Universidade Católica sejam lugares onde se respira cultura e onde os nossos estudantes também se sintam desafiados a criar”, acrescentou.

A exposição “Ajax et Plures” de João Paulo Feliciano

As obras apresentadas na exposição são representativas de momentos distintos do percurso de João Paulo Feliciano, onde será possível assistir à atitude irónica e provocadora do artista, bem como a sua vontade de implicar o espetador na interpretação da sua obra, características que se revelam transversais no diverso corpo do seu trabalho. Os trabalhos dos anos 90 caracterizam-se por gravitarem em torno do mundo da música rock e da realidade urbana. Já as obras de 2004 e 2021 demonstram um interesse pela exploração de fenómenos de perceção e permitem distinguir uma inflexão na relação com a tecnologia.

A exposição “Ajax et Plures” de João Paulo Feliciano tem curadoria de Joana Valsassina, curadora do Programa Nacional de Itinerâncias na Fundação de Serralves, e de Nuno Crespo, curador e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica. No total, são quatro obras distintas de João Paulo Feliciano que são apresentadas nas janelas do corredor do Edifício das Artes e do Edifício do Restauro, dando assim continuidade a uma série de trabalhos site-specific que o próprio concebeu em 2004 para os edifícios do Museu de Serralves e da Bienal de São Paulo, no Brasil. A exposição estará patente até 1 de novembro de 2022.

@Fotografias: Rita Queiroz

09-03-2022