X

Let's Care: o projeto que quer construir Escolas Seguras e Cuidadoras para promover a inclusão educativa e o desempenho académico

O projeto Let's Care, financiado pelo programa Horizon Europe, tem o objetivo de combater o insucesso e o abandono escolar precoce, promovendo a construção de um modelo de Escola Segura: um ambiente educativo cuidador num contexto relacional e emocional eficaz que promova a inclusão e a motivação.

Desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, o projeto Let's Care visa identificar os fatores subjacentes ao insucesso, ao baixo envolvimento, ou ao abandono escolar precoce, tendo em consideração quatro pilares diferentes: individual, relacional, comunitário e político. Além disso, o projeto defende uma investigação inovadora para promover uma Aprendizagem Segura, um Ensino Seguro, Escolas Seguras e uma Educação Segura, ao realçar a importância de relações emocionalmente seguras em contexto escolar. Em situações de vulnerabilidade e desvantagem social, a construção de relações emocionalmente securizantes no âmbito de uma "escola segura" pode desempenhar um papel crucial na inversão destas dinâmicas.

O projeto iniciou-se em outubro de 2022 e estender-se-á pelos próximos 3 anos. Os trabalhos iniciais focaram-se num conjunto de atividades, como a organização de uma comunidade de escolas, a realização de uma investigação teórica e de campo preliminar, e o desenvolvimento do online hub que reunirá material de formação, boas práticas e espaço de discussão para os 2400 professores/as participantes. O objetivo é identificar as ações a serem implementadas para melhorar as relações entre professores/as e alunos/as, escola e famílias, comunidades locais e políticas.

Os alunos/as integrados num ambiente escolar positivo, no qual as suas capacidades e potencialidades são reconhecidas, terão maior probabilidade de se tornarem cidadãos proativos e bem ajustados. Para concretizar este objetivo ambicioso, é essencial o envolvimento ativo da comunidade envolvente da escola. Para isso, o projeto Let's Care envolverá mais de 300 stakeholders, incluindo autoridades públicas, organizações não governamentais e da sociedade civil, associações de professores/as e de pais, bem como instituições académicas.

As próximas etapas do projeto incluirão a participação ativa das escolas envolvidas em workshops práticos, cursos de formação e conferências. Em cada país parceiro, serão organizados cursos de formação em ensino seguro, presenciais e online, com base em abordagens inovadoras.  Em seguida, realizar-se-ão conferências nacionais em cada país membro para divulgar o modelo LET’S CARE e os resultados do projeto e para formar professores/as, educadores/as e investigadores/as na utilização das diferentes ferramentas.

A Conferência Internacional final do LET'S CARE terá lugar em Espanha, em 2026, e contará com a participação de agentes educativos, decisores e responsáveis políticos, juntamente com os representantes de outros projetos europeus.

12-02-2024