Maio mais solidário com a CAtólica SOlidária

A CAtólica SOlidária (CASO) desafiou a comunidade académica da Universidade Católica no Porto a diferentes iniciativas solidárias durante o mês de maio: o pic nic (d)Eficiência Solidária, o projeto Pessoas Felizes da APPACDM e o Banco Alimentar. Em todas se procurou apelar ao espírito solidário e de serviço em parceria com diferentes instituições.

O pic nic (d)Eficiência Solidária juntou duas instituições de pessoas com (d)Eficiência - a APPACDM e a Somos Nós - que trouxeram cerca de 15 utentes para participar no convívio. Durante o evento, promoveu-se um torneio de matrecos, onde as equipas eram mistas, constituídas por utentes das instituições, alunos e colaboradores da Católica no Porto, permitindo reduzir a diferença e reforçar a união.

O evento, que decorreu a 3 de maio, contou com o apoio da União de Freguesias (UF) de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, representada por Ana Furtado, vogal da UF. A Tuna da Católica no Porto também proporcionou um momento musical e de animação durante o evento. A dupla vencedora foi composta por um utente da APPACDM e um estudante da Católica no Porto.

O projeto Pessoas Felizes contou com a participação de voluntárias da CASO que se disponibilizaram para ajudar a APPACMD a surpreender os seus colaboradores e a gerar momentos de cooperação e reconhecimento mútuo. As estudantes voluntárias, no dia 5 de maio, ajudaram na entrega a cada colaborador de um kit composto por um saco, uma t-shirt, chá, chocolate, um crachá de identificação e vouchers com várias iniciativas e parcerias.

Já nos dias 6 e 7 de maio, realizou-se a Campanha do Banco Alimentar. A Universidade assegurou a recolha de alimentos no supermercado Froiz, do Bom Sucesso, durante todo o fim de semana, contando com a presença de alunos, colaboradores, as suas famílias e amigos. Devido ao empenho e participação dos voluntários, foram recolhidos 940 kg de alimentos que ajudarão muitas famílias.

Carolina Carneiro, voluntária desta iniciativa, afirma que “a participação na campanha de recolha de bens do Banco Alimentar foi uma experiência muito positiva! Sentir que colaboramos para uma causa tão nobre quanto a erradicação da fome traz um sentimento de dever cumprido muito motivador.”

22-05-2023