Novo Programa de Mentorado em Direito alia alumni e atuais estudantes

A partilha de experiências e aprendizagens entre pessoas com histórias e vivências semelhantes, ainda que separadas no tempo, é uma das dimensões mais valorizadas num programa de Mentorado, que junta alumni e atuais estudantes, numa relação de cumplicidade intergeracional e interpares.

Ainda que unidos por um percurso académico com que tiveram contacto numa fase crucial das suas vidas, encontram-se em fases totalmente distintas da criação da sua identidade profissional.

Se os alumni já a têm bem definida, os atuais estudantes estão ainda a construí-la.

É precisamente neste processo que a troca de experiências assume particular relevo, mormente numa comunidade com cerca de 45 anos de história e mais de 5.000 membros: a comunidade de Alumni e atuais alunos da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Neste contexto, a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa criou o programa Mentorado Jurista, que visa promover o acompanhamento individual dos alunos por alumni experientes (mentores).

Pretende-se que o acompanhamento se faça ao ritmo da relação e das necessidades, em que os profissionais se disponibilizam para diluir hesitações normais no percurso académico e partilham experiências profissionais e opções de vida.

Mentores

Pretende-se que o mentor:

• Acompanhe pelo menos 1 estudante por ano (online e/ou presencial), prevendo-se a realização de quatro reuniões por ano;
  • Contribua para o enriquecimento do percurso do estudante e o apoie na sua construção;
  • Partilhe a sua experiência pessoal/profissional;
  • Encoraje o envolvimento em experiências e desafios que promovam a aprendizagem e desenvolvimento do estudante;
  • Promova a reflexão do estudante sobre as experiências com que se vai deparando.

As inscrições terminam no dia 07 de março.

Para esclarecimentos, envie email para: ee.emprego@ucp.pt.

Mentorados

Os estudantes deverão iniciar o programa enquanto:

• Estudantes do 4º ano da licenciatura em Direito;
  • Estudantes do 1º ano de mestrado em Direito e em Direito e Gestão;
  • Em cada ano, o nº de estudantes a integrar o programa dependerá do número de profissionais disponíveis.

As inscrições terminam no dia 07 de março.

Para esclarecimentos, envie email para: ee.emprego@ucp.pt.

02-03-2022