O Raiz - um projeto de intervenção comunitária dirigido às crianças e jovens do bairro de Ramalde e bairro das Campinas, no Porto - do qual faz parte a Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, vai ser financiado no âmbito da 7ª geração do programa Escolhas. Em 103 candidaturas selecionadas, o projeto Raiz ficou classificado em 5º lugar a nível nacional e em 2º no Norte.
Coordenado pelo Colégio Nª Sr.ª do Rosário, no Porto, o projeto Raiz tem vindo a ser financiado pelo programa governamental “Escolhas” desde 2004, envolvendo mais de uma dezena de entidades: Junta de Freguesia de Ramalde, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, Agrupamento de Escolas do Viso, Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde, Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina, Sociedade de Promoção Social Obra do Frei Gil, Centro Social do Exército de Salvação e Paróquia de Ramalde.
Mais de 140 crianças e jovens e respetivas famílias são abrangidas pelo projeto Raiz, que tem como grandes eixos de intervenção: a dinamização comunitária; a educação, formação e emprego, e a mediação familiar.
Entre as 142 candidaturas recebidas na 7.ª geração do programa Escolhas, que terminará em 31 de dezembro de 2020, foram aprovados 30 projetos para a NUT II (Norte), 19 projetos para a NUT II (Centro), 36 projetos para a NUT II (Lisboa), 11 projetos para a NUT II (Alentejo), 4 projetos para a NUT II (Algarve) e 3 projetos para as Regiões Autónomas.
Fevereiro de 2019