X

Qual o impacto da kombucha no organismo? Faculdade de Educação e Psicologia investiga em parceria com a Living Food

Chama-se KBrain - Impact of kombucha on Brain – e surge da necessidade da interligação de conhecimentos científicos em prol da validação de um produto – a kombucha, bebida de origem chinesa com mais de 2000 anos de sabor agridoce e avinagrado - com qualidade cientificamente comprovada, que está a invadir o mercado nacional.

O projeto, desenvolvido numa parceria entre o Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto e a empresa Living Food, parte do interesse conjunto em compreender o impacto da kombucha no organismo.

O KBrain surge no âmbito da linha de investigação “Microbiota e Funcionamento cerebral” do HNL, que tem como objetivo estudar o efeito dos probióticos, prebióticos e simbióticos na modulação da microbiota intestinal e o seu impacto no funcionamento cerebral. O estudo está a ser realizado por Patrícia Oliveira-Silva, diretora do HNL e por Patrícia Batista, investigadora do HNL, em conjunto com investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia e de alguns estudantes de mestrado.

Estudar o indivíduo e o consumidor é desafiante, bem como, interligar diferentes áreas científicas, tais como a psicologia, as neurociências, a biotecnologia com o mundo empresarial”, afirma Patrícia Oliveira-Silva.

A Living Food explica que “a principal motivação dos consumidores no consumo de kombucha prende-se com os seus efeitos benéficos para a saúde. Neste sentido, a colaboração com a Universidade Católica Portuguesa no Porto é extremamente importante para nós: permitindo a desmistificação desta bebida como uma bebida milagrosa e a credibilização da kombucha e os seus benefícios.

Fomentar a colaboração entre diversos centros de investigação e o mundo empresarial, compreender as interações nutrição-microrganismos-intestino-cérebro, com foco específico na análise e avaliação das funções cognitivas; estabelecer uma interligação entre a academia e as empresas, através da transferência de conhecimentos e em prol de uma sociedade saudável e  potenciar o desenvolvimento das neurociências numa perspetiva inovadora e multidisciplinar são alguns dos principais objetivos do projeto.

09-05-2022