X

Tomorrow Summit na Universidade Católica no Porto discute liderança feminina

A Universidade Católica Portuguesa no Porto acolheu a sessão de abertura e a primeira conferência da edição de 2024 da Tomorrow Summit, organizada pela Federação Académica do Porto (FAP), centrada no tema da Liderança no Feminino. A mesa-redonda contou com a participação de Francisca Guedes de Oliveira (administradora do Banco de Portugal), Ana Raquel Oliveira (CFO da Fenix Capital Partners e destacada pela Forbes “30 under 30”) e Isabel Jonet (presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome). A moderação esteve a cargo de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, e o debate abordou os principais desafios enfrentados pelas mulheres, assim como estratégias e experiências inspiradoras partilhadas pelas oradoras.

“Gerem-se coisas, lideram-se pessoas”, afirmou Francisca Guedes de Oliveira. Durante a sua intervenção, partilhou momentos decisivos do seu percurso profissional, como a experiência de ser professora: “ser professor implica ter a capacidade de mobilizar e atrair uma plateia de estudantes.” A oradora sublinhou que, ao longo da sua carreira, “ser mulher foi muitas vezes um obstáculo que consegui ultrapassar. O caminho para alcançar os meus objetivos exigiu um esforço significativamente superior ao que seria necessário se eu fosse homem”. Quanto à importância da diversidade, sublinhou: “A diversidade é fundamental, porque o problema surge quando tudo é monocromático. A diversidade traz consigo a capacidade de sermos criativos nas escolhas.” Deixou ainda um apelo à implementação de “políticas públicas ativas de fomento à natalidade” e uma mensagem às mulheres, sublinhando a importância de não desistirem, de saberem o que realmente querem e de serem assertivas.

Isabel Jonet partilhou que a sua vocação para a gestão sempre foi evidente: “desde pequena que giro tudo.” Referiu-se à sua atuação no setor social, destacando o modelo de gestão implementado no Banco Alimentar, que hoje serve de referência para mais de 20 bancos alimentares em Portugal. Sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres na ascensão a cargos de liderança, identificou “a pressa” como um dos principais: “A pressa é um obstáculo. Vivemos numa sociedade acelerada. Outro obstáculo é a nossa falta de coragem para mudar ou a escassez de oportunidades para expressarmos ideias, projetos e opiniões.” Acrescentou ainda que “a liderança no feminino só pode ser eficaz com a presença de homens nas equipas e sempre com respeito. A valorização das competências e do mérito é imprescindível.”

Ana Raquel Oliveira destacou a influência de líderes inspiradores ao longo do seu percurso: “Há líderes que encontramos pelo caminho e que despertam em nós o potencial de liderança. Tive a sorte de cruzar-me com essas pessoas.” Definiu ainda que “ser líder implica passar o testemunho e proporcionar oportunidades. Quando lideramos temos a responsabilidade de dar a oportunidade aos outros.” Enfatizou a falta de confiança como um dos principais obstáculos que impede as mulheres de alcançar posições de liderança.

Este primeiro painel da Tomorrow Summit 2024, repleto de reflexões e exemplos práticos, lançou tópicos fundamentais para um debate aprofundado e informado. A edição de 2024 da Tomorrow Summit, que decorre de 4 a 8 de novembro em várias instituições de ensino superior do Porto, é inteiramente descentralizada e centra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo o papel da educação como o alicerce do progresso económico e social, tanto em Portugal como na Europa.

 

“É uma honra abrir as portas da Católica para acolher este evento”

“É uma honra abrir as portas da Católica para acolher este evento”, afirmou a pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa durante a sessão de abertura do evento que descreve como “já vem fazendo história, trazendo temas muito pertinentes da atualidade e temas essenciais para um desenvolvimento sustentável”. Isabel Braga da Cruz enalteceu a missão da Federação Académica do Porto e reforçou a sua capacidade agregadora.

“Começa aqui na Universidade Católica a edição mais descentralizada da Tomorrow Summit”, começou por referir Francisco Porto Fernandes, presidente da FAP, agradecendo a todas as instituições de ensino superior envolvidas “por não criarem barreiras à difusão do conhecimento.” “Somos uma geração cheia de desafios e cheia de oportunidades sem precedentes. Precisamos de pensar global. Todos temos a responsabilidade de sermos agentes de mudança”, desafiou a plateia repleta de estudantes universitários.

Marcaram, também, presença no evento, Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto, e Carla Mouro, Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade. Catarina Araújo elogiou o evento, enquanto “espaço de diálogo e inovação”. “A Tomorrow Summit é um alerta para ação. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçam um caminho claro para a mudança que precisamos”, refere. Catarina Araújo apela ao envolvimento dos jovens e afirma que “os jovens são uma oportunidade para a cidade do Porto e a cidade do Porto é uma oportunidade para os jovens.” Carla Mouro afirmou que o evento constitui “uma oportunidade rara e preciosa de unir em torno do futuro que todos não queremos imaginar, mas sim construir”. “O potencial não está apenas no que conseguimos criar, mas no modo como aplicamos o conhecimento que acumulamos”, acrescenta.

A plateia do Auditório Ilídio Pinho do campus da Católica encheu-se de estudantes universitários oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do Porto. Através da Tomorrow Summit, evento promovido pela FAP, a Academia reuniu-se para discutir os grandes desafios do Amanhã.

05-11-2024