X

Transparência e prestação de contas nas Organizações de Economia Social: novo curso avançado da Católica pioneiro em Portugal

“Transparência e prestação de contas nas Organizações de Economia Social” é o novo curso avançado da Área Transversal de Economia Social (ATES), da Universidade Católica Portuguesa no Porto, concebido no âmbito do projeto “Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas” (2019-2021). Este novo curso “é pioneiro em Portugal e é um “mergulho” na partilha de conhecimentos e de práticas de transparências e accountability”, afirmam Vanessa Marcos e Filipe Pinto, coordenadores científicos da formação.

Marcado pela complexidade e volatilidade conjuntural, o campo onde as Organizações de Economia Social (OES) atuam é normalmente combinado por insuficientes práticas de gestão em termos de transparência e prestação de contas o que, consequentemente, condiciona o diálogo com determinadas partes interessadas e limita a eficácia do seu desempenho. Neste sentido, o curso procura dar resposta a esta adversidade e contribuir, assim, para uma mudança de paradigma onde se coloca no centro do diálogo as pessoas e as comunidades destinatárias da ação das OES, promovendo uma maior eficiência e eficácia organizacionais.

 

Gestão eficiente e ação eficaz: maior credibilidade da Economia Social

Segundo os coordenadores, a formação pretende conduzir a “processos de mudança fundamentais a uma gestão eficiente e a uma ação eficaz, capaz de reforçar a credibilidade dos profissionais e do setor da economia social,” contribuindo para a sua legitimação em Portugal.

Tendo em vista proporcionar aos seus participantes a reflexão crítica sobre as questões mais relevantes em torno do debate da Transparência e Accountability/Prestação de contas, destacam-se os produtos desenvolvidos ao longo do projeto: um mecanismo de Prestação de Contas Transparente e um manual de cariz pedagógico. Assim, “as pessoas participantes serão capacitadas a desenvolver pensamento crítico e a aplicar planos de ação de melhoria organizacional em termos de uma prestação de contas transparente,” acrescentam Filipe Pinto e Vanessa Marcos.

Este novo Curso Avançado, que tem as inscrições abertas até 19 de janeiro de 2023, decorrerá uma vez por semana, à quinta-feira, em sessões entre as 14h00 e as 16h00, em modo e-learning e com a intenção de que decorra entre fevereiro e março de 2023. Compreendendo um total de 18 horas letivas, o seu plano de estudos encontra-se distribuído em nove sessões síncronas que incluem a “incorporação dos debates concetuais mais recentes, e de mecanismos de análise e exemplos práticos.”.

Mais informação

28-11-2022