Há uma nova exposição no Campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa, mais precisamente no Edifício das Artes, no Edifício de Restauro e no Átrio do Edifício Central. Trata-se de uma seleção de obras de artistas que se destacaram nas décadas de 1960, 1970 e 1980 pelo uso pioneiro do vídeo, de novos formatos fílmicos e dos primeiros computadores pessoais. A inauguração e visita guiada pela exposição Technology/Transformation decorreu a 29 de novembro com a presença de Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves, de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, e dos curadores da exposição Nuno Crespo e Joana Valsassina.
A partir de meados dos anos 1960, com a disseminação da tecnologia de vídeo, o aparecimento das primeiras máquinas de filmar portáteis de uso comum e a consolidação da televisão enquanto principal meio de comunicação social, a imagem em movimento torna-se central nas práticas de artistas por todo o mundo, permitindo-lhes explorar novas formas de criação além da produção de objetos e questionar as fronteiras entre a arte e a cultura de massas, entre o quotidiano e a prática artística. A proliferação de novas tecnologias e meios de comunicação tornou-se vital no desenvolvimento da arte contemporânea, num processo de transformação mútua através do qual, dia após dia, se questionam os enredos da tecnologia e se redefinem os contornos da criação artística.
Technology/Transformation apresenta uma seleção de obras da Coleção de Serralves e integra peças históricas de figuras incontornáveis no panorama artístico nacional e internacional que exploraram as potencialidades destes meios como forma de reequacionar o corpo no espaço, os limites da representação e da linguagem, e os códigos e narrativas subjacentes à indústria mediática.
No discurso de abertura, a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, elogiou as iniciativas que têm sido desenvolvidas no âmbito da adesão da Universidade Católica Portuguesa ao corpo de Fundadores da Fundação de Serralves e que integram o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves. Referiu também a importância da realização do Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, que decorre anualmente na Biblioteca da Fundação, e que conta com a parceria científica da Universidade Católica Portuguesa. A pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa realçou a importância desta parceria e de como as obras marcam uma época. Numa visita guiada pelos diferentes edifícios do Campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa, os curadores Nuno Crespo e Joana Valsassina desvendaram a história de diferentes obras.
A exposição Technology/Transformation, que estará patente no Campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa até 4 de julho, reúne obras de Ângelo de Sousa, Bruce Nauman, Dara Birnbaum, Joan Jonas, Keith Sonnier, Martha Rosler, Nam June Paik, Nancy Holt, Richard Serra, Sanja Iveković e Silvestre Pestana. Esta exposição é parte integrante do Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. A exposição é organizada no âmbito do protocolo de colaboração entre a Fundação de Serralves e a Universidade Católica Portuguesa.
Foram vários os docentes, colaboradores e alunos da Universidade Católica Portuguesa que assistiram à inauguração.
Mais informações disponíveis em: www.ucp.pt e www.serralves.pt
29 NOV 2024 - 4 JUL 2025
TECHNOLOGY/TRANSFORMATION | IMAGEM EM MOVIMENTO NA COLEÇÃO DE
SERRALVES - EXPERIÊNCIAS DOS ANOS 1960-1980
Curadoria: Joana Valsassina, Nuno Crespo
Local: Universidade Católica Portuguesa - Campus do Porto
Organização: Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto, e Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa - Porto