Arrancou a 1ª edição do projeto Peer2Peer na Universidade Católica Portuguesa no Porto com cerca de 40 participantes. Trata-se de um programa inovador que prepara pessoas com deficiência e alunos universitários para o mercado de trabalho. O objetivo é criar um ambiente de aprendizagem em pares que incentiva um maior autoconhecimento das próprias capacidades, desenvolvimento de competências e motivação para o futuro profissional.
Ao longo de 11 semanas, os participantes – estudantes universitários e jovens com deficiência – reúnem-se semanalmente no campus da Universidade e trabalham em pares em sessões que incluem workshops em grupo e sessões One2One. Um dos grupos é composto por 10 pares e o outro por 12 pares, envolvendo um total de 22 pessoas com deficiência e 21 estudantes de cinco faculdades da Universidade Católica no Porto – Católica Porto Business School, Faculdade de Direito, Faculdade de Educação e Psicologia, Escola Superior de Biotecnologia e Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem.
"Participar no Peer2Peer é, sem dúvida, um privilégio! Antes da primeira sessão, pensei que poderia sentir algum desconforto por sair da minha zona de conforto, com dúvidas sobre a melhor forma de agir em determinadas situações. No entanto, isso nunca aconteceu, creio que devido à forma como a sessão foi conduzida e ao envolvimento de todo o grupo. Senti que estamos todos para aprender uns com os outros e estou muito motivada para o que aí vem”, partilhou Luísa Sampaio, estudante da licenciatura em Psicologia.
As duas primeiras sessões decorreram num ambiente de entusiasmo e proximidade, marcado pela alegria e pelo espírito de colaboração entre os estudantes universitários e os jovens com deficiência, que iniciam agora um percurso em pares de preparação para o futuro profissional.
Esta edição do projeto decorrerá até ao final de maio e contará com a colaboração do Gabinete de Estudantes e Empregabilidade e do Career and Development Office, empresas de recrutamento e seleção, e com o testemunho de profissionais com deficiência integrados no mercado de trabalho e de outra empresa empregadora.
A segunda edição do projeto terá lugar no início do próximo ano letivo, 2025/26.