X

Eventos

Aula Aberta com Flávio Cerqueira | Escola das Artes

23.05.2024 18:30


Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 23 de maio, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Flávio Cerqueira.

 

Flávio Cerqueira

Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. É doutorando em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista-UNESP. Trabalha com os processos tradicionais de fundição em bronze e tem a figura humana como protagonista de sua poética.
A sua obra explora, de maneira única, narrativas pessoais, históricas e por vezes ficcionais para problematizar questões de classe, identidade, raça e gênero. A presença de objetos do cotidiano, como espelhos, livros, sinalização de trânsito ou escritas de pichação cria tensão com as figuras humanas de bronze fora de escala em uma tentativa de desfocar as fronteiras entre a escultura, o espaço arquitetónico e o espectador. Cerqueira usa a escultura como ferramenta para imobilizar o instante, o momento do fragmento de uma ação, onde o espectador se torna coautor na produção de significados para dizer que a narrativa tem um início com finais diferentes.
O seu trabalho tem sido destaque em inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, incluindo, principalmente, Histórias Afro Atlânticas, National Gallery of Washington (2022) The Museum of Fine Arts Houston (2021), MASP – São Paulo, Brasil (2018); Queermuseu, Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil (2017); South / South Let me Begin again, Goodman Gallery Cape Town, África do Sul (2017). 10ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil (2015); Resignification, Museu Stefano Bardini, Florença, Itália (2015);
As suas obras podem ser encontradas em importantes coleções do Brasil, como Instituto Inhotim, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu Afro Brasil, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) entre outros.

 

Mais informação disponível aqui

Aula Aberta com Artur Santoro | Escola das Artes

16.05.2024 18:30


Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 16 de maio, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Artur Santoro.

 

Artur Santoro

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrando em Antropologia Social, é investigador de culturas e histórias afro-brasileiras, tendo participado na curadoria de exposições no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), como Histórias Afro Atlânticas (2018).
É diretor do projeto “Batekoo”, plataforma que promove entretenimento, cultura e informação por e para juventude urbana, negra e LGBT+.

 

Mais informação disponível aqui

Aula Aberta com Margarida Cardoso | Escola das Artes

18.04.2024 18:30


Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 18 de abril, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Margarida Cardoso.

 

Margarida Cardoso

Realizadora e argumentista, professora do curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Lisboa.
Trabalhou, entre 1982 a 95, como assistente de realização, anotadora e fotografa de cena em mais de 50 filmes portugueses e estrangeiros. A partir de 1995, tem realizado filmes de ficção e documentários, afirmando-se como um dos nomes mais consistentes do cinema português.
Os documentários “Natal 71 “, “Kuxa Kanema – O nascimento do cinema” e as ficções “A Costa dos Murmúrios” e “Yvone Kane” estão entre os seus filmes mais reconhecidos, explorando assuntos que cruzam a sua história pessoal com questões proeminentes na História recente de Portugal, como a guerra colonial em África, a revolução e o fim da era colonial.

 

Mais informação disponível aqui

Aula Aberta com Ayrson Heráclito | Escola das Artes

11.04.2024 18:30


Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 11 de abril, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Ayrson Heráclito.

 

Ayrson Heráclito

Artista visual e curador, doutorando em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Suas obras transitam em diferentes linguagens das artes visuais, como a pintura, desenho, escultura, fotografia, audiovisual, instalação e performance, lidando com frequência com elementos da cultura afro-brasileira, muitas delas, premiadas e vistas em individuais na Bahia e em festivais e bienais internacionais.
Os seus trabalhos foram expostos na Bienal de Veneza, Itália (57ª edição, em 2017); no Fowler Museum, em Los Angeles, EUA; (2017), no European Centre for Contemporary Art, na Bélgica (2012); no Malba, Argentina (2010), na Kunst Film Biennial, Alemanha; na II Trienal de Luanda, em Angola; na 2a. Changjiang International Photography and Video Biennial, na China; no Weltkulturen Museum, Alemanha; em duas Bienais do Mercosul, a III e X, ambas no Brasil.
Também no Brasil, os trabalhos de Ayrson Heráclito já foram apresentados em representativos espaços de exibição como o Museu de Arte do Rio (MAR/RJ), a Associação Cultural Videobrasil (SP), Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP), Museu de Arte Contemporânea (MAC, RJ), Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), Museu de Arte Moderna da Bahia (BA), SESC Pompeia (SP), Museu da Cidade (OCA, SP) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, BSB).
Algumas das suas obras integram as coleções de museus e instituições como a Coleção Itaú Cultural (São Paulo, Brasil), O Instituto Inhotim (Brumadinho, Minas Gerais), o Museum der Weltkulturen (Frankfurt, Alemanha), o Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro, Brasil) a Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo, Brasil), 0 Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (São Paulo, Brasil), a Raw Material Company (Dakar, Senegal) e o Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador, Brasil).

 

Mais informação disponível aqui

Aula Aberta com Hélio Menezes | Escola das Artes

24.05.2024 18:30


Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 24 de maio, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Hélio Menezes.

 

Hélio Menezes

É mestre e doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, e Affiliated Scholar do BrazilLab, da Universidade de Princeton. É, atualmente, curador de Arte Contemporânea do Centro Cultural São Paulo (CCSP).
Tem desenvolvido reflexões sobre arte afro-brasileira, relações raciais, juventude negra, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo.
Dos mais recentes programas que organizou destacam-se “Afro-Atlantic Histories” (MASP/Instituto Tomie Ohtake); “The discovery of what it means to be Brazilian” (Galeria Mariane Ibrahim, Chicago); “Open-paths (CCSP);“Mostra 2020 ”(CCSP);“ Voices against racism ”(cidade de São Paulo);“ There’s light behind the walls ”(Museu de Arte Osório César) e “New Republic”, em parceria com Wolff Architects (Cape Town).

 

Mais informação disponível aqui

Aula Aberta com Dalton Paula | Escola das Artes

07.03.2024 18:30


Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 7 de março, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Nuno Crespo e Dalton Paula.

 

Dalton Paula

Com formação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, Dalton Paula realizou inúmeras exposições individuas e colectivas, com destaque para “Enciclopédia Negra” (2021), na Pinacoteca de São Paulo; “Change Is Modern, Fall Reveal”, Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), EUA; “Histórias Afro-Atlânticas”, Museum of Fine Arts (MFAH), Houston, Texas, EUA; “Imagens que não se conformam”, Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro, Brasil; “Composições para tempos insurgentes”, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), Brasil (2021); “Dalton Paula: um sequestrador de Almas”, na Alexander and Bonin Gallery, em Nova York; “Against, Again: Art Under Attack in Brazil”, Anya and Andrew Shiva Gallery, Nova York, EUA (2020); no “36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), “Dalton Paula: entre a prosa e a poesia”, Sé Galeria, São Paulo, SP, Brasil (2019); The Atlantic Triangle” (Instituto Goethe em Lagos/Nigéria, 2016);
Em 2018, foi selecionado para a Trienal “Songs for Sabotage” do New Museum em Nova York/EUA, tendo integrado a 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul – “O Triângulo Atlântico”, em Porto Alegre/RS, e foi um dos artistas convidados da 32ª Bienal de São Paulo, em 2016.
As suas obras estão representadas em vários acervos, como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA)_Nova York, EUA, Museu de Arte de São Paulo (MASP)_São Paulo, SP, Brasil, Pinacoteca de São Paulo_ São Paulo, SP, Brasil, Art Institute of Chicago_Chicago, Illinois, EUA, Institute of Contemporary Art, Miami (ICA Miami) _ Miami, EUA, Museu de Arte do Rio (MAR)_Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Museu de Arte Contemporânea (MAC)_Goiânia, GO, Brasil, Museu de Artes Plásticas de Anápolis (MAPA)_Anápolis, GO, Brasil e Centro Cultural UFG (CCUFG)_Goiânia, GO, Brasil.

 

Mais informação disponível aqui

Aula Aberta com Denilson Baniwa | Escola das Artes

22.02.2024 18:30


Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 22 de fevereiro, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Denilson Baniwa.

 

Denilson Baniwa

Nascido em Barcelos, no interior do Amazonas, Denilson Baniwa é indígena do povo Baniwa. Atualmente, vive e trabalha em Niterói, no Rio de Janeiro. Como ativista pelo direito dos povos indígenas, realiza, desde 2015, palestras, oficinas e cursos, atuando sobretudo nas regiões sul e sudeste do Brasil e, também, na Bahia. Em 2018, realizou a mostra “Terra Brasilis: o agro não é pop!”, na Galeria de Arte da Universidade Federal Fluminense, também em Niterói, como parte do projeto “Brasil: A Margem”, promovido pela universidade. No mesmo ano, participou da residência artística da quarta edição do Festival Corpus Urbis, realizada no Oiapoque, no Amapá. Esteve em exposições no CCBB, Pinacoteca de São Paulo, CCSP, Centro de Artes Helio Oiticica, Museu Afro Brasil, MASP, MAR e Bienal de Sidney. Além de artista visual, Denilson é também publicitário, articulador de cultura digital e hackeamento, contribuindo na construção de uma imagética indígena em diversos meios como revistas, filmes e séries de tv. Em 2019, venceu o Prêmio Pipa na categoria online e, em 2021, foi um dos vencedores indicados pelo júri.

 

Mais informação disponível aqui

Aula Aberta com Lilia Schwarcz | Escola das Artes

16.02.2024 18:30


Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 16 de fevereiro, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Lilia Schwarcz.

 

Lilia Schwarcz

Antropóloga, historiadora, professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e Global Scholar na Universidade de Princeton. Foi Visiting Professor em Oxford, Leiden, Brown e Columbia. Curadora convidada no Museu de Arte de São Paulo e colunista do jornal Nexo.
Obteve a John Simon Guggenheim Foundation Fellow (2007) e recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional (2010). É autora de uma vasta bibliografia, com obras como "Retrato em branco e negro" (1987, prêmio APCA), "O espetáculo das raças" (1993), "As barbas do imperador" (1998, prêmio Jabuti Livro do Ano), "O sol do Brasil" (2008, Prêmio Jabuti categoria biografia 2009), "Brasil: Uma biografia" (com Heloisa Murgel Starling, 2015) e "Lima Barreto: Triste visionário" (2017, prêmio Jabuti de Biografia).

 

Mais informação disponível aqui

Open Lecture: “Designing Online Courts: The Future of Justice Is Open to All”

15.01.2024 17:00


Open Lecture online: Pós-Graduação em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos

The newest phenomenon in the field of online dispute resolution (ODR) is the emergence of online courts. New online courts are radically different from traditional courts and this will continue. Holding great promise for end-users of the justice system, online courts can expand access to remedies, improve efficiency and lead to greater fairness and even cost savings. Nonetheless, there is a danger that the rush to digitization will compromise due process or the need for careful re-designing of judicial procedures.

Focusing on ethical issues and key implementation topics, the speaker is the first to provide a comprehensive template for how online courts should be designed. It recognizes the need to adapt dispute resolution to a new environment in which constraints of space and time are lifted as cross-border transactions and instant communication become commonplace. The topics covered during his speech are a summary of his book Designing Online Courts: The Future of Justice Is Open to All, Kluwer Law International:

  • how to use technologies such as predictive analytics and artificial intelligence (AI) for judicial tasks;
  • how to approach the potential for international standardization;
  • how to plan for cooperation rather than competition with private ODR platforms; and
  • how to avoid the mistakes of the earliest online courts.

 

Speakers:

  • Zbynek Loebl: fellow of National Center for Technology and Dispute Resolution (NCTDR) and founding member of International Council for Online Dispute Resolution (ICODR)
  • Lídia Jacob - Directorate-General for Justice Policy
  • Manuel Fontaine - Dean of the Faculty of Law, Porto School
  • Agostinho Guedes - Professor at the Faculty of Law, Porto School
  • Ana Maria Maia Gonçalves - Founder of ICFML
  • Cátia Marques Cebola - President of ICFML

Moderator:

  • Susana Sardinha Monteiro -  Professor at the Polytechnic Institute of Leiria

 

Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”: Voluntariado universitário: uma experiência transformadora, com Carmo Themudo

21.01.2024 11:00


Voluntariado universitário: uma experiência transformadora” é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento que terá como oradora Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessooa da Universidade Católica Portuguesa, que se realiza a 21 de janeiro, pelas 11h00, na Biblioteca, da Fundação de Serralves.

Na sessão participam ainda, dando o seu testemunho, Isabel Madureira, voluntária e aluna do 3º ano do curso de direito da UCP e Filomena Osswald, membro da Direção do CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) da Associação Somos Nós, que recebe estudantes voluntários da UCP.

 

Sinopse

O voluntariado universitário não é apenas uma atividade extracurricular, é uma oportunidade para os estudantes aplicarem os seus conhecimentos e talentos, desenvolverem-se enquanto pessoas e contribuírem positivamente para a construção de um mundo mais justo e solidário.

 

Mais informações sobre o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, disponível aqui.

Pages