X

CIEL

Dia 1

 

 

 

 

Dia 2

 

 

Dia 3

 

 

 


 

 

 

 

Marli Stela Santana

Pós-Doutora em Bioquímica, pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
Experiência na docência por mais de 20 anos.
Artigos publicados em revistas indexadas de saúde sob os temas: medicina tropical, genética humana, bioquímica e epidemiologia.
Experiência em desenvolvimento de projectos de investigação de base populacional e experimentações biológicas. 
Investigadora por formação académica, convicção e paixão.
Coordenadora dos Cursos de Saúde da Universidade Católica de Angola (UCAN).
Coordenadora do Comité de Ética em Investigação em Seres Humanos da UCAN.

 

Felipe Vilanova

Felipe Vilanova é psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no laboratório Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais. Atua como Editor Técnico da Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento e Managing Editor da revista Trends in Psychology. Faz parte do Early Career Committee da International Society of Political Psychology e atua como Moderador do PsyArXiv, plataforma global para ciência aberta e pré-prints vinculada à Society for the Improvement of Psychological Science.

 

Susana Costa Ramalho

Doutorada em Psicologia pelas Universidades de Lisboa e Coimbra (2015), Mestre em Psicologia na especialidade de Stress e Bem-Estar (2008) e Licenciada em Psicologia (1996, ramo de Psicoterapia e Aconselhamento) pela Universidade de Lisboa. Pós- graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (CBT), com formação posterior em Psicoterapia Focada nas Emoções. Reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses como Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Comunitária, domínios em que tem vasta experiência. Formadora de adultos desde 2000 e docente universitária desde 2004. Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa desde setembro 2017, onde coordena atualmente o Instituto de Ciências da Família e o Curso de Formação Avançada em Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar, e é membro da equipa do projeto CUIDAR – programa de extensão universitária cujo objetivo é promover o desenvolvimento de uma cultura de proteção e cuidado nas instituições. Investigadora do CRCW - Catolica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing, na linha Resilient and safe societies, families, and individuals, sub-eixo temático Family adjustment and development processes.

 

Isabel Minhós Martins

“Para mim, escrever é como escavar: encontramos sempre alguma coisa, às vezes minhocas, às vezes água, pedras, raízes, túneis…um sapato perdido.
Gosto de escrever porque quase sempre encontro coisas inesperadas. Gosto de ler pela mesma razão: alguém escavou, escavou, escavou e encontrou alguma coisa que veio mostrar através das palavras.”
Estudou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, trabalhou como criativa na área da comunicação para crianças e, mais tarde, com um grupo de amigos, fundou a editora Planeta Tangerina.
 Alguns dos livros que escreveu foram distinguidos por prémios ou instituições ligadas ao livro para a infância: Catálogo White Ravens, Prémio Andersen, Banco del Libro, Sociedade Portuguesa de Autores (2015), Gustav-Heinemann Friedenspreis (2017), Deutscher Jugendliteraturpreis (2017).Muitos dos seus livros estão publicados noutros países (França, Brasil, Coreia, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda…).

 

Maria Manuel Pedrosa

Estudou Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, e começou a trabalhar em comunicação publicitária. Passados sete anos mergulhou na área da comunicação para a sustentabilidade por acreditar que “juntos podemos fazer coisas fantásticas neste planeta”.
Neste âmbito, fez um mestrado sobre a responsabilidade social das empresas na Steinbeis-Hochschule de Berlim, para investigar porque é que parece ser tão difícil melhorar as coisas (quando talvez não seja assim tanto).
Partilhou com Isabel Minhós Martins projetos de comunicação pedagógica e foi esta experiência que as levou a escrever juntas o livro Cá Dentro, um guia para descobrir o (incrível) mundo do cérebro, das emoções, das tomadas de decisão ou da criatividade. Em preparação têm já outros projetos, sempre tendo em vista a ideia de que é colaborando uns com os outros enquanto sociedade que conseguimos os maiores feitos.

 

Daniela Carvalho Alves

Psicóloga clínica, terapeuta de EMDR, hipnoterapeuta, psicóloga-coach, formadora e investigadora na área do Desfiguramento Facial e da Expressão Facial da Emoção.
Obteve o Doutoramento (Ph.D.) em Psicologia, sob o título “Transplantação da Face Humana: Efeitos Neuropsicofisiológicos na Exibição e no Reconhecimento das Emoções Básicas. Estudo de caso com Carmen Tarleton”, aprovada com nota máxima e distinção pelo júri. Possui licenciatura em Psicologia e mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. É também licenciada em Comunicação Social, com especialidade em Televisão. Para além de várias formações que possui, destaca-se a Pós-graduação universitária em Expressão Facial da Emoção, formação em Coaching Psicológico (acreditada pela OPP), formação em Hipnose Clínica e em terapia EMDR.
Docente convidada no ensino superior, nomeadamente na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis (projeto LRE – Laboratório Relacional de Enfermagem).
Faz parte da Bolsa de Psicólogos, formada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) em "Intervenção Psicológica em Situações de Catástrofe".
Palestrante em vários congressos e seminários, é também formadora em diversas áreas da Psicologia e em Expressão Facial da Emoção aplicada ao conbloco2 clínico, media e comunicação.
Autora de várias publicações sobre Desfiguramento Facial e Expressão Facial da Emoção. Em Setembro de 2016 lançou o livro “Transplante da face: Implicações na análise da expressão facial da emoção” (2016), pela editora Idioteque.

 

Catarina Ribeiro

Catarina João Capela Ribeiro é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, desde 2007. É doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto com a Tese "Decisão Judicial em Casos de Abuso Sexual Intrafamiliar: Perspetivas, Experiências e Processos Psicológicos de Magistrados". É Psicóloga e Perita em Avaliação Psicológica Forense no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses I.P.
Foi coordenadora da equipa de investigação portuguesa do projeto europeu FACT FORM MINORS - Fostering Alternative Care for Troubled Minors (JUST/2015/RCHI/AG/PROF/9578).
É Co-coordenadora da equipa de investigação portuguesa dos projetos europeus:
- PRO.VI – Protecting Victims’ Rights” (JUST/JACC/AG/2017/802047)
- SeRV - Services and Rights for Victims of Crime (JUST/JACC/AG/2018/847356)

 

Mariana Barbosa

Mariana Reis Barbosa, doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, é Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. É investigadora no Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano (CEDH). Tem dedicado as suas atividades de docência, investigação e intervenção à área da Psicologia da Paz e Direitos Humanos. Coordena as áreas da Educação e Psicologia na Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos. É coordenadora nacional do Heroic Imagination Project, um projeto internacional fundado e liderado por Philip Zimbardo. Tem sido coordenadora nacional de diversos projetos internacionais financiados pela Comissão Europeia, sendo atualmente coordenadora nacional do projeto europeu Safe Zone (Prevention of Radicalization and Violent Extremism) e co-coordenadora nacional no projeto europeu Pro.Vi (Protecting Victims Rights) e do projeto europeu SeRV (Services and Rights for Victims of Crime). Representa a Universidade Católica Portuguesa na Comissão Executiva da Plataforma de Apoio a Refugiados (PAR), tendo sido fundadora e coordenadora no terreno do programa de voluntariado ‘Plataforma de Apoio a Refugiados @ Linha da Frente’ em Lesvos, na Grécia.

 

Laura Lewgoy

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais com ênfase em ACT, FAP e DBT, pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI) e CIPCO (Argentina). Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop ) Santana. Atua em consultório particular e possui experiência em equipe multidisciplinar em programas de promoção à saúde.

 

Sara Queiroga

Sara Queiroga é Mestre em Psicologia do Comportamento Desviante e Justiça (2015) pela Faculdade de Psicologia e Ciência de Educação da Universidade do Porto. Atualmente encontra-se a frequentar o Programa Doutoral em Sexualidade Humana, na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, focando a sua investigação nas vivências da Menopausa e da Sexualidade de Mulheres Portuguesas. Tem publicações em revistas especializadas.
Profissionalmente, atua como psicóloga nas áreas de Violência Doméstica/contra as mulheres, Igualdade de género, Igualdade de Oportunidades, Sexualidade Feminina, Orientação Sexual e Identidade de Género, Integração no Mercado de Trabalho, Orientação Vocacional/Profissional e Construção de Projeto de Vida.

 

Inês Freitas

Jurista de formação, com especialização em direito criminal, a Inês tem trabalhado na área dos Direitos Humanos desde que se licenciou. Iniciou a sua carreira na APAV como técnica de apoio à vítima, tendo em 2019, voltado às suas origens para liderar o Gabinete do Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste. Para além destas experiências, a Inês colaborou como investigadora jurídica em organizações não governamentais, na área dos direitos humanos e com forte enfoque nos direitos das crianças, e também, com a CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, num projeto inovador, onde juntamente com uma ONG grega, foi desenvolvido um programa de acolhimento e integração de menores não acompanhados.
Atualmente, encontra-se a trabalhar como técnica de projetos na Victim Support Europe, na área dos direitos das vítimas.

 

Carolina Tsen

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Pesquisadora no Laboratório de Pesquisa em Sáude do Idoso pela UFSCar
Trabalha com idosos com demência associada a Telessaúde.

 

Renata Carolina Gerassi

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Gerontologia (PPGGero) da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é bolsista de apoio técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (2018). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: telerreabilitação, saúde do idoso, saúde do cuidador, demências.

 

Patrícia Oliveira-Silva

Patrícia Oliveira-Silva é a diretora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), e membro do Conselho Diretivo da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica do Porto. É licenciada em Ciências Biológicas, doutorada em Psicologia Clínica com especialização em Neurociências, e membro do Centro de Investigação de Desenvolvimento Humano (CEDH). Tem desenvolvido investigação em neurociências e investigação interdisciplinar sobre a relação entre correlatos neurofisiológicos e neuroimagiológicos dos processos sociais. Coordenou projetos de investigação financiados por agências nacionais e estrangeiras, estabelecendo uma cooperação científica com vários grupos nacionais e internacionais; supervisiona projetos de investigação a nível de mestrado e doutoramento; e é parceira e consultora em projetos nacionais e internacionais no âmbito de medidas neurofisiológicas periféricas e centrais.