X

Novidades

Investigadores do CEDH participaram no 2º Encontro do Painel Consultivo do projeto "Educação para a Cidadania"

Os investigadores do projeto "Educação para a Cidadania" Filipe Martins, Mariana Barbosa e Luísa Mota Ribeiro participaram no 2º Encontro do Painel Consultivo deste projeto de âmbito nacional, promovido pela Fundação Gonçalo da Silveira em parceria com o CEDH. Este painel consultivo integra, entre outros, representantes da Direção Geral de Educação e do Conselho Nacional da Educação, bem como de diversas organizações da sociedade civil, investigadores e professores com responsabilidades em matéria de educação e juventude. Nesta reunião, a equipa de investigadores do CEDH apresentou e discutiu os resultados preliminares de investigação do primeiro ano de implementação do projeto.

Setembro de 2020
 

30-09-2020

Marisa Simões Carvalho convidada a participar na conferência internacional DSAI 2020

Docente e Investigadora da FEP-CEDH, Marisa Simões Carvalho, convidada a coordenar Special Track "Pedagogical innovative practices, technologies and inclusion: Lessons from distance learning during Covid-19" em conferência internacional "DSAI 2020, 9th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion".


 

30-09-2020

Católica Porto Business School analisa o legado de Alfredo da Silva

Conferência “A História Empresarial e os seus Protagonistas” marcou o arranque das comemorações dos 150 anos do nascimento do empresário.

Alfredo da Silva foi um grande empreendedor e empresário, tanto à escala nacional como europeia. A sua visão, espírito empreendedor e a sua capacidade para concretizar estratégias inovadoras em Portugal resultaram na construção de um grande grupo empresarial – o Grupo CUF –, que lhe sobreviveu e continuou a transformar-se. No âmbito das comemorações dos 150 anos do seu nascimento, a Católica Porto Business School organizou, a primeira conferência de um ciclo – promovido pela Fundação Amélia de Mello – que analisou e debateu a recente história empresarial em Portugal.

A sessão – transmitida online e em direto – teve como tema central “A História Empresarial e os seus Protagonistas”, e respondeu a questões como “Quem está por detrás da iniciativa empresarial?” ou “Qual a contribuição das jovens empresas para a inovação, o emprego e o produto?”. A conferência contou com a presença de figuras de renome do setor empresarial nacional, como Vasco de Mello, presidente da Fundação Maria Amélia de Mello, Jorge de Mello, CEO da empresa do setor do azeite Sovena, Isabel Gonçalves Furtado, CEO da TMG Automotive, e António Rios Amorim, presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim. Geoffrey Jones, professor da Harvard Business School e um nome incontornável da investigação, com inúmeras publicações no domínio da história empresarial, foi o keynote speaker do evento. Por sua vez, Alberto Castro, docente da Católica Porto Business School, apresentou um estudo da sobre empreendedorismo e os seus atores, tendo como base cerca de 200 casos de jovens empresas observadas por alunos da Católica Porto Business School.

A abertura da conferência ficou a cargo de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, Vasco de Mello e de Pedro Siza Vieira, ministro da Economia. O evento, que teve como palco o Auditório Carvalho Guerra, da Católica Porto, decorreu no dia 28 de setembro, às 15h00.

Setembro 2020

30-09-2020

Católica Porto Business School e Porsche assinam protocolo de cooperação

A Católica Porto Business School e a Porsche assinaram um protocolo com o intuito de reforçar a expansão da cooperação entre as duas entidades, bem como promover a criação de intercâmbios no âmbito de projetos de alta qualidade. Assinado pela presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Braga da Cruz,  e pelo diretor executivo do Centro Porsche Porto e do Centro Porsche Braga, Hugo Ribeiro da Silva, o protocolo celebra a parceria da Católica Porto Business School e da Porsche, que integra também o “Clube de Empresas do MBA Executivo”.

A parceria reforça ainda o reconhecimento dos Centros Porsche Porto e Braga no campus da Universidade Católica no Porto através da atribuição da denominação “Sala Porsche” a uma sala do Edifício Paraíso.  Uma sala equipada para o ensino online e/ou à distância nas instalações da Católica Porto Business School, que assegura e acrescenta valor à qualidade de ensino da Escola. A Católica Porto Business School reforça assim, mais uma vez, a estreita relação com o tecido empresarial, sempre com o foco nas melhores condições de ensino e na melhoria da qualidade da gestão.

O momento de assinatura do protocolo contou também com a presença de Rui Soucasaux Sousa, dean da Católica Porto Business School, Ana Côrte-Real, associate dean for Executive Education & Engagement e João Pinto, vice-presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Setembro 2020

30-09-2020

Católica organizou webinar sobre quem desenha as cidades em que vivemos

Quem desenha as cidades em que vivemos? Que oportunidades temos para participar na governação da nossa comunidade? Para decidirmos em conjunto? E que novas oportunidades podemos criar? No webinar “Participação, Comunidade e Cidadania Ativa”, realizado a 28 de setembro, estas e outras questões foram colocadas e debatidas pelos convidados José Carlos Mota (Universidade de Aveiro e Laboratório Cívico de Santiago), Paula Marques (Vereadora do Desenvolvimento Local e da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa) e Fernando Paulo (Vereador da Habitação e Coesão Social e da Educação da Câmara Municipal do Porto), através da partilha de exemplos de políticas e de práticas de promoção da participação cidadã em comunidades urbanas.

Este webinar marcou o lançamento da 1ª edição da Pós-Graduação em Desenvolvimento Local Colaborativo, promovida pela ATES em parceria com a Fundação Aga Khan Portugal e com a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Esta nova oferta formativa da Católica no Porto recorre a modelos participativos e aplicados em contexto real, tendo como objetivo desenvolver competências de conceção, gestão e avaliação de projetos de desenvolvimento comunitário em meio urbano.

Setembro 2020

30-09-2020

Bolsas de Mérito 2020/21: Novos e antigos alunos da EA vêm o seu trabalho reconhecido

 

A sessão inaugural do Panorama20, o evento de três dias com que a Escola das Artes celebrou o encerramento do ano 2019-20 e o início do novo ano letivo, foi palco para a entrega de um conjunto de Bolsas de Mérito atribuídas pela Escola das Artes, a Irmandade dos Clérigos e a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Nesse sentido, a Irmandade dos Clérigos premiou Ana Rita Martins Peixoto com a Bolsa D. Júlio Tavares Rebimbas, pelo mérito de trabalho que se propõe desenvolver na Irmandade, no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais.
 
Por sua vez, a Santa Casa da Misericórdia do Porto atribuiu a Catarina da Costa Figueiredo e Diogo Francisco Bernardes Pereira a sua Bolsa de Mérito, pelo valor do trabalho que propõem desenvolver na Santa Casa da Misericórdia do Porto, também no contexto do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais. A mesma instituição atribuiu ainda o Prémio José Luís Novaes a Maria da Silva Martins pela obtenção da melhor média final nas Licenciaturas da Escola das Artes.
 
Por fim, a Escola das Artes atribuiu bolsas de mérito a Carolina Rodrigues Ferreira (Conservação e Restauro), Maria Luísa Fonseca Alegre Marques da Silva (Cinema) e Pedro Fernando Lima Cunha (Som e Imagem), premiando a obtenção das melhores médias de acesso às respetivas licenciaturas.
 
 


 

28-09-2020

Investigadora Sandra Martins Pereira é a nova diretora do Instituto de Bioética

No dia 18 de setembro, realizou-se a tomada de posse da nova diretora do Instituto de Bioética na presença da Reitora da Universidade Católica Portuguesa. A investigadora Sandra Martins Pereira, doutorada em Bioética e a primeira portuguesa a fazer parte da direção da Associação Europeia de Cuidados Paliativos, assume a direção de um Instituto que foi criado, em 2002, pelo Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, com o compromisso de alargar e adaptar o trabalho de investigação em Bioética aos novos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia.

No discurso de tomada de posse, Sandra Martins Pereira abordou o processo de reavaliação interna por que o Instituto de Bioética passou, do qual resultou um relatório que propõe, entre outros pontos, a sua integração na Faculdade de Medicina da Universidade Católica, em moldes ainda a definir.

A nova diretora do Instituto pretende promover uma “mudança transformacional e de cultura organizativa, que passa pela definição de um plano estratégico e pela realização de mudanças incrementais que permitam transformar e reinventar-se”. A investigadora pretende preparar o Instituto de Bioética para a sua integração na Faculdade de Medicina e “torná-lo num centro de excelência e referência nacional e internacional na investigação, educação, reflexão e discussão de temas, problemas e desafios bioéticos ao serviço da sociedade”, conclui.

Um percurso diretamente ligado aos cuidados paliativos e questões éticas em fim de vida
Entre 1996 e 2003, Sandra Martins Pereira exerceu funções como enfermeira em diferentes hospitais universitários, tendo sido professora na Universidade dos Açores entre 2003 e 2013. Em 2011, concluiu o doutoramento em Bioética no Instituto de Bioética, programa que atualmente coordena. Posteriormente, realizou formação pós-doutoral e participou em projetos de investigação ligados a questões éticas em fim de vida e cuidados paliativos em países como Holanda e Bélgica. Atualmente, é investigadora principal FCT no CEGE – Centro de Estudos em Gestão e Economia da Universidade Católica Portuguesa, sendo investigadora co-principal da área de Sustentabilidade e Ética.

Sandra Martins Pereira foi a primeira cidadã portuguesa a ser votada para a direção da Associação Europeia de Cuidados Paliativos – a maior associação de cuidados paliativos a nível mundial –, sendo, atualmente, vice-presidente da instituição. É, também, membro da comissão coordenadora-científica do Observatório Português dos Cuidados Paliativos.

Instituto de Bioética investiga avanços e contornos éticos do progresso
O Instituto de Bioética foi criado pelo Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, em julho de 2002, com o compromisso de alargar e adaptar o trabalho de investigação em Bioética aos novos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia. Recorde-se, ainda, que a instituição detém, atualmente, o único programa de doutoramento em bioética acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em Portugal.

A cerimónia decorreu no dia 18 de setembro, no Porto, na presença da Reitora da Universidade Católica Portuguesa e da presidente e dos diretores das unidades académicas do Centro Regional do Porto.

Sandra Martins Pereira sucede a Ana Sofia Carvalho, que foi diretora do Instituto de Bioética entre 2005 e 2019, e a Célia Manaia, diretora interina entre março de 2019 e setembro de 2020.

Setembro 2020

 
24-09-2020

GAS’África: Pandemia leva a que a missão seja em Portugal

Este ano, face à pandemia, o GAS’África (Grupo de Ação Social em África e Portugal) realizou uma missão em território nacional durante o mês de agosto e não a África como se verifica anualmente. Albufeira foi o destino escolhido para que cinco estudantes, duas das quais da Católica, partissem em missão para ajudar a colorir os dias das crianças em tempo de pandemia.

Maria Inês e Mariana Rossi, ambas estudantes da Católica, abraçaram esta missão de coração aberto e com a vontade de ajudar. “Amor. Amor. E amor.” Foi assim que Maria Inês, estudante da Escola Superior de Biotecnologia da Católica, começou por descrever a sua experiência durante a missão em Albufeira. “Posso dizer que foi a experiência mais enriquecedora que já tive na minha vida. A rotina de acordar todos os dias para amar e me entregar à nossa comunidade, com uma motivação inexplicável, permitiu-me viver e sentir verdadeiramente. Tenho cada sorriso, gargalhada e abraços de cada criança marcados em mim,” recordou.

Mariana Rossi, estudante da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica, refere que o grande desafio foi ao nível dos afetos: “Um dos principais desafios prendeu-se essencialmente com a época que vivemos, uma vez que devido à pandemia havia certos contactos ao nível dos afetos que tiveram de ser evitados e lidar com o calor e com a máscara durante os serviços também foi algo desafiante.” Mariana não deixa de realçar o crescimento a nível pessoal: “os desafios relacionados com a empatia estão sempre muito presentes, sendo fundamental ter a capacidade de nos colocarmos no lugar da pessoa a quem servimos.”

Para Maria Inês um dos maiores desafios foi “gerir a simplicidade, um dos pilares do GAS’África, no contexto de Portugal, devido principalmente ao facto de não existir um choque cultural tão grande como aquele que seria expectável em África.” Acrescentando “relativamente às famílias de refugiados, tivemos de aprender a lidar com a barreira linguística existente. O nível de português e inglês era pouco ou até mesmo nulo, pelo que foi desafiante iniciar o tema da alfabetização e conhecê-los melhor, assim como à sua cultura.” Maria Inês recorda outro momento desafiante: “a despedida e lidar com as saudades daquelas crianças e jovens, que eram já enormes, mesmo antes do momento de me ir embora. Uma parte de mim ficou no Algarve.”

Convidada a deixar uma mensagem para os estudantes que queiram abraçar este tipo de missões, Mariana Rossi salientou: “Sugiro que arrisquem e se aventurem no mundo do voluntariado que certamente não se arrependerão. Encontrarão eventualmente um serviço onde se sentirão preenchidos e terão com certeza momentos muito marcantes repletos de aprendizagens e histórias. É certo que ganharão sempre muito mais do que aquilo que podem pensar que irão dar.”

Setembro 2020

24-09-2020

Licenciatura em Psicologia: Momento marcante para novos estudantes

10 de setembro foi um dia especial para os novos estudantes da licenciatura em Psicologia, mas também para docentes e colaboradores da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto. Ao final da tarde, os novos estudantes ouviram os discurso de boas-vindas da presidente do Centro Regional do Porto da Católica e do diretor da Faculdade. A coordenadora da licenciatura, a docente Catarina Ribeiro, apresentou a equipa de professores e a docente Luísa Mota Ribeiro falou sobre o Serviço Comunitário.

As mensagens dirigidas aos novos estudantes foram essencialmente de boas-vindas, congratulando-os pelo início de uma nova etapa e agradecendo a confiança no ensino da Católica. As valências da Faculdade de Educação e Psicologia foram mencionadas pelos respetivos docentes, dando ênfase à tutoria, ao conselho pedagógico, à participação em projetos de investigação desde a licenciatura e à forte componente prática de contacto com o terreno através do serviço comunitário, da CUP, e do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL).

Durante a sessão de acolhimento houve lugar para a entrega do Prémio de Mérito da Fundação Amélia De Mello, representada por Jorge Quintas, à estudante Telma Almeida, diplomada da Licenciatura em Psicologia, reconhecendo a participação universitária de forma integral (dimensões académicas e extracurriculares). As Bolsas de Mérito foram entregues a três estudantes do primeiro ano: Maria Cura, Margarida Alves e Marta Correia.

Setembro 2020

 


A Sessão de Acolhimento decorreu em linha com as orientações das autoridades nacionais e internacionais face ao contexto de pandemia. A Católica recebeu o selo Covid SAFE, atribuído pela APCER.


Se ainda não é nosso estudante, ainda se pode candidatar! Saiba como aqui!

24-09-2020

Pages