X

Eventos

Safe and sustainable food packaging

28.06.2022 09:30


During this webinar the partners (including ESB) of the FitNESS 2.0 project will present to you the free platform and its contribution for life-long training of responsible professionals all along the value chain.

Main points discussed:

  • Food packaging: from past to new challenges, a rapid evolution
  • The FitNESS platform and its ongoing evolution
  • Use of the FitNESS platform in the context of food engineering programs
  • Exchange with participants

The European Green Deal and the new circular economy action plan are game-changers for food production and retailing. The food and drink industry is the largest manufacturing industry in the EU (EU Food Drink Industry Data and Trends 2019) and, therefore, a top contributor to Europe´s economy. Despite these bright results, the sector faces numerous challenges associated with insufficient preparedness and the lack of harmonized regulations and standards. Education programs should be reshaped to accelerate the transition to sustainable production and stimulate innovation, especially in new recovery infrastructures, open and closed-loop recycling, composting, biodegradability, food quality preservation, food loss minimization, supply chain optimization, new materials, new processing, and packaging strategies.

The free and interactive online content developed during the Erasmus+ project FitNESS offers a comprehensive curriculum on the conventional aspects of food packaging. The open-source platform FitNESS is the largest e-learning platform on food packaging globally (3 months of lectures are online). It is accessible without authentication, and anyone can duplicate it.

The ambition of the new FitNESS 2.0 project is to reach a broader audience in the food packaging value chain, from the chemical industry to recyclers, and to offer certified courses validated by online tests. In our experience, the non-centralized architecture of the FitNESS platform shared between universities and technical laboratories contributes to accelerating the digital transformation of education and training systems in the EU by:
- bridging education, research, and innovation,
- creating a global community on a particular topic instead of disciplines,
- offering new training paths for current and future professionals.

This webinar is intended to be interactive and you will be invited to give your point of view so that the new version of the platform meets your expectations as best as possible.

Sessão de Apresentação de Projetos de Inovação de Produtos Alimentares

28.06.2022 09:45


Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda

No dia 28 de junho de 2022, pelas 10h00, irá decorrer uma Sessão de Apresentação de Projetos de Inovação - Produtos Alimentares - no âmbito do Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda, sessão que contará com a presença do senhor comendador.  

O Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda tem como objetivo o desenvolvimento pelos Estudantes de Mestrado/Pós-Graduação de um novo Produto/Protótipo no âmbito do setor Agroalimentar segundo as novas tendências alimentares, e considerando a necessidade de reconverter e regenerar o ambiente.

 

PROGRAMA

09h45 Receção dos Participantes
10h00 Sessão de Abertura
Paula Castro, Diretora da Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa
10h15

Sessão de Apresentação dos Projetos
Moderação: Prof.ª Doutora Maria Conceição Hogg

notEggo - The Vegan Way
Cold Sensations – Intenso e Tradicional
Sustento – Bolachas Integrais de Canela

11h45 Coffee-break
12h00

Sessão de Apresentação dos Projetos
Moderação: Professora Doutora Maria Conceição Hogg

MealBalls – Almôndegas à Base de Vegetais e Insetos
YoFig – Flow in Your Mouth

13h00 Encerramento

 

NOTA: O evento será gravado para efeito de registo e divulgação.

 

Workshop Freetilizer: Valorização de subprodutos orgânicos

07.07.2022 10:00


O aumento da população mundial tem como resultado direto uma maior produção de alimentos. Para atender a essa necessidade, os sistemas produtivos agro-alimentares têm transformado a sua atividade extensiva para uma atividade intensiva, levando à produção de grandes volumes de subprodutos e resíduos orgânicos. Estes são considerados uma excelente fonte de nutrientes para aplicações agrícolas. O desafio atual é encontrar soluções sustentáveis ​​que criem valor para os resíduos orgânicos de forma eficaz, economicamente viável e amiga do ambiente. Pretende-se desta forma a geração de produtos de valor acrescentado que possam contribuir para a sustentabilidade do setor agrícola, integrando-o no conceito de economia circular. 

O workshop tem como objetivo apresentar o potencial da tecnologia Freetilizer na valorização de resíduos orgânicos apresentando-se como um processo inovador, energeticamente eficiente, atuando com rapidez, em espaços reduzidos e evitando a formação de odores e gases de efeito de estufa seguindo uma abordagem de desperdício zero. Como resultado da aplicação da tecnologia obtêm-se fertilizantes orgânicos que poderão ser utilizados de forma integrada na produção agro-alimentar. 

Este workshop irá decorrer no dia 7 de julho, às 10h, na Sala Porto do campus da Católica no Porto.

 

Programa

10:00 Abertura do Workshop
Nuno Castro | Pipemasters

10:10 Projeto Freetilizer: Valorização de subprodutos orgânicos
João Calixto

10:30 Apoio ao desenvolvimento de tecnologias industriais em contexto académico
Ana Teixeira Oliveira | Escola Superior de Biotecnologia (ESB/UCP)

10:50 Coffee Break

11:00 PAM - Resíduos orgânicos no sector hortofrutícola
Inocêncio Amorim

11:20 Ficosterra - Fertilizantes orgânicos à base de algas marinhas
Luis Lombana

11:40 Discussão Q&A

11:50 Encerramento
Nuno Castro | Pipemasters

7º Congresso Internacional em Psicologia da FIUC: "Psychology in Dialogue: Three paths, one goal"

07.07.2022 09:00 — 09.07.2022 08:00


Entre os dias 7 e 9 de julho de 2022, a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, vai realizar o 7º Congresso Internacional de Psicologia da FIUC sob o tema "Psychology in Dialogue: Three paths, one goal”. Mais informações sobre o evento e sobre a call for papers podem ser encontradas aqui.

Seminário Avançado - Termalismo, Nutrição e Bem-Estar: Uma Opção em Qualquer Etapa do Ciclo de Vida

02.07.2022 09:00


Este seminário insere-se no âmbito das Pós-Graduações Nutrição Pediátrica e Nutrição e Envelhecimento, ministradas pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Coincidindo com o seu término quisemos analisar o papel do “novo” termalismo quer na promoção da saúde e bem-estar da população portuguesa, quer no seu contributo para a dinamização da economia local e sustentabilidade.

Com uma longa tradição em Portugal, o termalismo é procurado por muitos pelo papel terapêutico das águas no tratamento de diversas patologias. Contudo, a tranquilidade e beleza dos espaços envolventes e os serviços de apoio de elevada qualidade também contribuem fortemente para a promoção do bem-estar físico e psicológico. Atualmente, as termas portuguesas oferecem um vasto número de atividades complementares ao termalismo medicinal, incluindo a nutrição e atividade física, com programas customizadas para toda a família. Esta nova forma de estar na promoção de qualidade de vida, saúde e bem-estar da população contribui para alavancar o turismo de saúde.

 

OBJETIVOS
Tendo por base a saúde e bem-estar da população portuguesa ao longo de todo o ciclo de vida, o objetivo do presente seminário é refletir sobre a forma como o Termalismo aliado à Nutrição podem contribuir, em conjunto, para tal desiderato, particularmente no que se refere à promoção da qualidade de vida e prevenção da doença e ao mesmo tempo constituir uma nova forma de turismo em família. Para tal, convidámos cinco especialistas que possuem um vasto curriculum na área.

 

PROGRAMA

9h15 Receção dos participantes

 

9h30 Abertura
Paula Castro
Diretora da Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa

Eduardo Cardoso
Coordenador do Projeto Blue Design Alliance na Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa

 

9h40 O termalismo no século XXI
Maria José Alves
Diretora Executiva do Laboratório Colaborativo AquaValor. Membro integrado do Centro de Investigação da Montanha- Instituto Politécnico de Bragança

 

10h10 O termalismo na prevenção e tratamento de doenças ao longo do ciclo de vida
Pedro Cantista, Presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Presidente da International Society of Medical Hydrology

 

10h40 Coffee-break

 

11h00 Mesa redonda: Termalismo, nutrição e cultura

Moderação:
Elisabete Pinto, Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa

Termas do Gerês: termalismo associado à dieta Geresiana
Susana Menezes, Diretora Clínica das Termas do Gerês
Caldas das Taipas: aliando a Nutrição ao tratamento termal
Maria João Castro, Nutricionista, Clínica de Saúde Taipas Termal
Exercício aquático e envelhecimento saudável
Sandra Gamboa Pais, Professor Adjunta Universidade do Algarve

 

12h30 Encerramento

 

Contactos: Estudos Avançados e Formação
E-mail: formacao.avancada@porto.ucp.pt
Telefone: 22 619 62 02

Dia do Maestro Manuel Ivo Cruz - Tarde de Portas Abertas

15.07.2022 14:00


À semelhança de anos anteriores, a 15 de julho, a Biblioteca do Paraíso assinala o Dia do Maestro Manuel Ivo Cruz com a apresentação do e-book " Catálogo do Arquivo Manuel Ivo Cruz" e uma Mostra intitulada "Era uma vez...as histórias que os documentos contam".

Toda a comunidade está convidada a participar neste evento, que decorre entre as 14h-18h, na Sala Maestro Manuel Ivo Cruz - Espaço Panorâmico, no último piso da Biblioteca.


 

Programa

14h - Café de boas vindas

15h - Visita guiada ao Arquivo do Maestro Manuel Ivo Cruz

16h - Apresentação do e-book "Catálogo do Arquivo Manuel Ivo Cruz"

17h - Mostra " Era uma vez...as histórias que os documentos contam"

18h - Encerramento

 

Esperamos por si e pelos seus amigos!!
 
Confirme pf. a sua presença para o email: biblioteca.porto@ucp.pt

Aula Aberta - Pós-Graduação em Direito da Família Empresária

06.07.2022 13:00


A Aula Aberta da Pós-Graduação em Direito da Família Empresária realizar-se-á no dia 6 de julho, pelas 13h.

Oradora

JACQUELINE HOOGERBRUGGE
Administradora Não Executiva Jumbo Netherlands, BA Glass Portugal, Broadview Holding B.V. Netherlands

Modalidade
A sessão será ministrada online, via Zoom.

 

Apresentação da Obra "Estudos Jurídicos em homenagem a Manuel Oehen Mendes: Propriedade Intelectual, Contratação e Sociedade da Informação"

08.07.2022 11:30
Edifício das Artes / Arts Building


Será realizada a apresentação da Obra "Estudos Jurídicos Homenagem a Manuel Oehen Mendes - Propriedade Intelectual, Contratação e Sociedade da Informação”, com participação dos coordenadores da mesma e do homenageado.

Programa

  • Abertura da sessão pelo Prof. Doutor Manuel Fontaine, Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa
  • Apresentação da obra pelos Profs. Doutores Dário Moura Vicente e Nuno Sousa e Silva
  • Intervenção do representante da Almedina
  • Intervenção do Dr. Manuel Oehen Mendes
  • Encerramento

Entrada livre, sujeita à capacidade da sala EA 226.

 

Exposição Itinerante | Participo! 21 · Prova de Luz: 21 Poses

28.06.2022 18:00 — 31.10.2022 19:50


Exposição Itinerante
Participo! 21
Prova de Luz: 21 Poses

Mais informação brevemente

 
A Escola das Artes é parceira, desde 2019, do projeto PARTICIPO! Participação Cívica e Política de Mulheres, que tem por objetivos promover um maior envolvimento das mulheres que já participam na vida política e cívica local e desejam aumentar os seus níveis de responsabilidade, numa ótica de sensibilização para a igualdade de género e de oportunidades bem como de criar ferramentas participativas. Esta é uma exposição que se construiu a partir de narrativas e percursos pessoais, através da criação de objetos artísticos hibridos – entre o experimental e o documental – e cujo corpo final de constituirá em Setembro de 2022.
 
As mulheres e raparigas selecionadas para este projeto destacam-se pela sua participação civica e política e são por isso modelos de referência que nos inspiram a seguir caminhos de participação, assim como iluminar e dar voz, (re)posicionando o papel da mulher na sociedade e comunidade local.
 
FICHA TÉCNICA:
Direção: 
Nuno Crespo/ESCOLA DAS ARTES
 
Direção Artística: 
Susana Mendes Silva/TEATRO PRAGA em diálogo com Sónia Neves
 
Projeto Artístico:
Sónia Neves 
Chapa seca de gelatina, 21 partes (cada com 15x10 cm)
 
Produção:
Margarida Dinis 
 
Apoio Técnico:
Rui Vieira
Marcelo Graf Reis
Daplab
 
Design Gráfico:
Joana Machado (Colönia Design Studio)
 

Faculdade de Teologia acolhe congresso luso-espanhol de teologia moral

30.06.2022 08:45 — 01.07.2022 13:15
Edifício de Biotecnologia / Biotechnology Building


Nos dias 30 de junho e 1 de julho, a Faculdade de Teologia acolhe, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, o Congresso bi-anual da ATIEM, Associação Teológica Ibérica para o Estudo da Moral. A associação foi criada em 2018 e sucede a outra tentativa que já tinha de a fundar há cerca de meio século.

A teologia moral de hoje conhece um novo incremento devido a vários factores. Vive um tempo de pacificação que lhe foi proporcionada pelo ambiente do pontificado de Francisco. Assim, pode ver aparecer diversas redes de associação, tanto a nível mundial como de âmbito nacional. A ATIEM foi criada por professores e professoras de idades muito diferentes e de diversas condições. Tem como presidente um teólogo leigo, José Manuel Caamaño, professor leigo da Universidade de Comillas de Madrid. Vários portugueses integram a associação.

Durante os dois dias de estudo, será debatido o tema geral “Perspectivas de teologia moral do futuro”. Miguel Yanez, da Universidade Geregoriana de Roma, Gonzalo Rodriguez, da Pontifícia de Salamanca, José Maria Pardo, de Pamplona, Carmen Massé, de Comillas, Jorge Cunha e outros, tentarão dar corpo a esta reflexão sobre as dimensões éticas da fé e o seu futuro.

Este encontro sucede a outro que teve lugar durante o tempo da pandemia que se ocupou de pensar a teologia moral segundo a perspectiva do Papa Francisco.

D. Manuel Linda, Bispo do Porto, falará aos congressitas no encerramento do congresso, pelas 12h30 horas do dia 1 de Julho, sexta-feira.

O evento é de entrada livre.

Pages