X

Novidades

Licenciatura em Direito: Ano letivo 2020/2021 arranca em ensino combinado

As teses mais realistas preveem que a dissipação da COVID-19, como problema de saúde pública, não ocorrerá antes de meados de 2021. Neste sentido, foi implementado no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa um conjunto de medidas, que procuram garantir a segurança e a saúde de todos – estudantes, docentes e colaboradores – no reinício das atividades presenciais.

Durante o mês de março, o ensino presencial foi transferido para o meio digital, onde docentes e alunos mostraram uma rápida adaptação. Cientes de que o ensino presencial é essencial, a Faculdade irá adotar o modelo de Ensino Combinado, composto por aulas presenciais e aulas online. Assim, no caso da licenciatura, o plano é o seguinte:

  • As aulas das disciplinas obrigatórias serão, por regra, divididas em aulas presenciais (lecionadas preferencialmente à 2.ª e 3.ª-feira) e aulas online (lecionadas preferencialmente à 4.ª, 5.ª e 6.ª-feira);
     
  • Em todas as disciplinas, haverá uma aula presencial por semana (e por turma), sendo as restantes aulas lecionadas online;
     
  • Nas disciplinas de Practicum de Processo Civil, de Processo Penal e Interdisciplinar as aulas serão totalmente presenciais;
     
  • A maior parte das disciplinas e seminários opcionais serão lecionados totalmente online, com a exceção de alguns casos em que se entendeu que era indispensável uma aula presencial por semana;
     
  • Nas disciplinas do 1.º ano, haverá uma proporção maior de aulas presenciais, para potenciar a integração e facilitar a transição para o ensino superior dos novos estudantes.

Nas aulas presenciais, garantiremos um afastamento entre estudantes (que deverão, ainda, usar máscara) compatível com a proteção da saúde de todos. As turmas presenciais terão, por regra, metade do tamanho normal (em princípio, não mais do que 25 alunos). As turmas online, por sua vez, agruparão várias turmas presenciais.

Estamos convictos que a opção pelo modelo de Ensino Combinado, para além de permitir dar resposta aos interesses da proteção da saúde pública e da manutenção da qualidade do ensino, será uma oportunidade muito interessante de conjugar um ensino presencial de excelência com o ensino digital do futuro.

Julho 2020

29-07-2020

Docente da Católica Porto Business School integra painel de oradores de seminário da ONU

António Andrade, docente e investigador da Católica Porto Business School, foi um dos palestrantes do seminário online “Tecnologia e ensino superior: pesquisa e educação no novo normal”, iniciativa que decorreu no passado dia 15 de julho no âmbito das comemorações dos 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Integrado num conjunto de diálogos promovidos pelo Impacto Académico das Nações Unidas (UNAI) e denominados "75 para ONU75: 75 minutos de conversação", o webinar teve como principal objetivo refletir como será a adaptação do universo académico às mudanças trazidas pela pandemia do COVID 19, considerando as prioridades futuras, os obstáculos para as alcançar e o papel da cooperação académica para repensar questões de interesse mundial.

O debate foi moderado por Talita Correia, membro do UNAI, e contou com vários participantes. Do painel de oradores, para além do professor António Andrade, fizeram parte Marlova Jovchelovitch Noleto, representante da UNESCO no Brasil;
Magno Hernany Vieira Rocha, diretor do Núcleo de Apoio ao Ensino a Distância da Universidade de Cabo Verde; Joziana Muniz de Paiva Barçante, pró-Reitora de Pesquisa da Universidade Federal de Lavras e Domingos Dos Santos Andrade, professor e investigador em software educacional da Universidade de Cabo Verde.

“Tecnologia e ensino superior: pesquisa e educação no novo normal” foi o primeiro seminário online realizado na língua portuguesa, que, segundo Talita Correia, apesar de não ser uma língua oficial da ONU, possui muitos parceiros significativos.
O debate encontra-se disponível para visualização neste link: https://www.youtube.com/watch?v=uIm9dquQFk8

29-07-2020

Católica lança concurso de fotografia "Cuidar da Casa Comum"

As férias, que nos permitem parar a correria do dia-a-dia, trazem consigo mais disponibilidade para olhar de forma mais descontraída e atenta o que está à nossa volta. Voltamos a lugares que nos trazem boas memórias, vamos conhecer novos locais, novas terras, novas gentes... Colocamos umas lentes novas e queremos aproveitar e registar todos momentos: em família, com amigos, na natureza ou na cidade!

Neste tempo de férias, queremos manter vivo o nosso compromisso com a sustentabilidade. Inspirados na frase “(…) há um mistério a contemplar numa folha, numa vereda, no orvalho, no rosto do pobre” (Laudato si’, 233), convidamos todos os estudantes, colaboradores, docentes e amigos da nossa Universidade a contemplar e registar o seu olhar sobre o CUIDAR DA CASA COMUM.

Conheça aqui o regulamento do concurso e envie a sua inscrição até dia 6 de setembro para o e-mail: artes@porto.ucp.pt.

28-07-2020

Católica no Porto Promove Liderança Compassiva

O projeto “Porto Compassivo – Uma Comunidade que Cuida até ao Fim”, promovido pelo Hospital de São João e pela Associação Compassio, do qual o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa integra o grupo de parceiros, tem promovido um vasto número de ações de sensibilização e capacitação com vista a recolocar a compaixão no centro das relações humanas.

No âmbito do projeto, realizou-se no dia 22 de julho um workshop sobre "Liderança Compassiva" dirigido às instituições pertencentes à Rede Social do Porto, dinamizado pela ATES - Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica do Porto e pela Associação Compassio.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

28-07-2020

Licenciatura em Psicologia: Estudantes realizam trabalhos através do modelo Aprendizagem Baseada em Problemas

No 1º ano da licenciatura em Psicologia, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, uma das cadeiras é “Aprendizagem, Motivação e Memória”. Em 2019/2020 as docentes adotaram o modelo Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning) e os resultados foram muito positivos. “Esta metodologia trouxe enorme entusiasmo ao nosso papel de docentes, um papel sobretudo de facilitadoras de um processo de aprendizagem autónomo e construído por cada aluno/a! Acreditamos que os nossos alunos podem ir mais longe quando lhes é dada oportunidade para tal e acreditamos que vale a pena arriscarmos em fazer diferente com e pelos nossos alunos,” referem Marisa Simões Carvalho e Rosário Serrão Cunha, docentes da Faculdade de Educação e Psicologia.

A estudante Mariana Teixeira salienta: “algo muito importante para mim foi o facto de todos os estudantes terem um papel ativo na sua aprendizagem, o que aumentou a motivação.” Em termos gerais, “gostei bastante de trabalhar neste método e aprender a desenvolver capacidades que achava que nunca as iria desenvolver sozinha ou através da ajuda dos meus colegas!” conclui.
“Os estudantes não só aprenderam conteúdos essenciais desta cadeira, mas também desenvolveram competências fulcrais para qualquer futuro psicólogo”, referiram as docentes acrescentando: “a capacidade de pesquisa de informação, auto-conhecimento das suas potencialidades e fraquezas num trabalho de equipa, competências de comunicação oral e digitais, entre outras.” As docentes realçam também a aprendizagem da aplicação da teoria à prática, ou seja, a problemas reais e concretos, “o que é a principal função de um Psicólogo!”

Julho 2020

23-07-2020

Bolsas de Mérito nos Mestrados em Direito: As histórias e rostos por detrás do esforço

A Faculdade de Direito oferece bolsas e prémios aos alunos de mestrado com as notas mais elevadas em cada ano letivo. Para os estudantes, esta ferramenta de reconhecimento do esforço e do trabalho desenvolvido ao longo do percurso académico é um motivo de orgulho.

Gonçalo Almeida Garret sempre soube da existência de bolsas e prémios para os melhores alunos. O facto de não ter conseguido obter esse reconhecimento no primeiro ano da licenciatura acabou por motivá-lo.

Atualmente, é aluno do mestrado em Direito com especialização na área de Direito Privado e acredita que o melhor método para se destacar enquanto aluno é “tirar o melhor proveito possível das aulas”. A par dos apontamentos e da realização de exames de anos anteriores, consegue preparar-se de forma estruturada para todas as provas.

Além do fator económico, David Ramos destaca que que a bolsa de mérito representa “a celebração de todo o esforço e sacrifício dispensados ao longo do ano”. Para o estudante de mestrado em Direito com especialização na área de Direito Internacional e Europeu, é errado acreditar que existe “uma fórmula única” para o sucesso, acreditando que a estruturação de uma rotina é vital para resultados de excelência.

No entanto, defende que os fatores externos também influenciam o seu percurso como estudante: “É crucial não tornar a componente académica desmedidamente importante, a vida é muito mais do que um número na pauta”.

Já Ricardo Amaro não esconde o orgulho pelo reconhecimento do seu trabalho e perceciona o prémio como “uma recompensa”. Para chegar até este patamar, o aluno de mestrado em Direito com especialização na área de Direito da Empresa e dos Negócios frequentou todas as aulas de forma a perceber “o fio condutor” de cada disciplina. Para além disso, o estudante divide a sua estratégia de estudo em dois momentos diferentes: “Em primeiro lugar, compreender a componente teórica da matéria lecionada, para depois, num segundo momento, aplicá-la a situações práticas.”

De igual forma, Paula Guedes, aluna oriunda do Brasil, onde realizou a sua graduação em Direito, dedicada muito tempo ao estudo das várias matérias lecionadas, uma vez que a preocupação em manter a sua elevada média é constante. A aluna de mestrado em Direito com especialização na área de Direito Internacional e Europeu encontra na bolsa de mérito “um estimulo” para manter o seu foco, mesmo que não seja um objetivo assumido.

Aliás, a principal razão para manter os seus resultados está relacionada com o fator da empregabilidade: “Vejo nos estudos uma forma de me destacar e, assim, se eu quero visibilidade e ser uma profissional competente e capaz, estou ciente que só alcançarei esses objetivos a partir do estudo e do conhecimento, o que me dá motivação.”

As bolsas de mérito são atribuídas aos estudantes inscritos em mestrado que tenham obtido as classificações mais elevadas, desde que iguais ou superiores a 15 valores.

23-07-2020

Escola das Artes prepara o novo ano letivo privilegiando o regime presencial

 
Cumprindo escrupulosamente todas as indicações oficiais dos organismos de saúde nacionais e europeus e das entidades governamentais de ensino, a Escola das Artes irá privilegiar, no próximo ano letivo e em todos os seus programas de estudo, as aulas em regime presencial.
 
Nos casos em que a dimensão das turmas e salas não permita aulas totalmente presenciais, haverá recurso a meios digitais. Estes recursos não pretendem substituir aulas, mas complementar o trabalho feito na sala de aula.
 

 

22-07-2020

Investigadoras do Instituto de Bioética integram projeto internacional Responsible Open Science in Europe

As investigadoras Ana Sofia Carvalho e Joana Araújo, do Instituto de Bioética e do Centro Estudos Gestão e Economia (CEGE), fazem parte da equipa que obteve financiamento para o Projeto Internacional RESPONSIBLE OPEN SCIENCE IN EUROPE (ROSIE) (SwafS-30-2020). Trata-se de um consórcio internacional que engloba 11 universidades e organizações internacionais e que pretende aprofundar conhecimentos na área da Open Science. Este projecto vai ao encontro de outro projecto internacional que a equipa está envolvida no âmbito da Integridade Científica.  

Julho 2020

21-07-2020

GAS ÁFRICA organiza Missa de Envio para a missão Albufeira 2020

No sábado, 18 de julho, o GAS ÁFRICA organizou no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa, a Missa de Envio para a Missão 2020, que este ano pelas circunstâncias da pandemia será em Portugal, mais concretamente em Albufeira, no Algarve. A Ana, a Inês, a Maria, a Maria Inês e a Mariana vão estar no Algarve, entre 2 de Agosto e 5 de Setembro, para dar formação a diferentes públicos: crianças e adolescentes em centros de acolhimento, refugiados e ciganos.

A missa foi celebrada pelo Padre José Pedro Azevedo, no relvado da Universidade, que desafiou os presentes a manterem um coração pequenino, mas aberto para que cresça com o Amor de Deus. Dadas as restrições da Direção-Geral de Saúde e o Plano de Contingência da Universidade estiveram presentes: elementos da direção do GAS, as 5 missionárias e os respetivos pais e avice-presidente do Centro Regional do Porto, Célia Manaia. Foi um momento muito bonito de paragem, oração e muita gratidão pelo caminho realizado durante o ano que culminará na missão, no Algarve.

Foi um ano muito especial para o GAS África, que teve que se reinventar e fazer um discernimento especial sobre qual seria o caminho a seguir, uma vez que em Março foi posta de lado a possibilidade de fazer a habitual missão em África. Mas a vontade de Deus fala sempre mais alto e por isso, o ano acabou da melhor forma possível. Estamos juntos!

Julho 2020

20-07-2020

Pages