X

Novidades

Mensagem de Páscoa 2021

Caros docentes e investigadores, estudantes e colaboradores da UCP,

Ao entrarmos na semana em que celebramos o renovar da vida, quero desejar a toda a comunidade da UCP uma Páscoa feliz.

Há cerca de um ano, celebrávamos a primeira Páscoa em confinamento, num tempo pleno de incertezas e de medo. Passado um ano, sabemos mais sobre a nossa condição, se bem que ainda não tudo. Adaptámo-nos a uma realidade impensável e aprendemos em conjunto. No tempo do isolamento, reforçámos o sentido de comunidade. A pandemia tornou-nos conscientes do poder da relação, da nossa fragilidade comum, mas também da força que nos une. A pandemia foi também ocasião de renovação, tecnológica e pedagógica.

O segundo confinamento tem sido diferente. Não tem a brutalidade do corte que o primeiro significou, mas acentuou as desigualdades e o cansaço da mediação. No tempo dos ecrãs desejamos a presença.

Este é um tempo crítico para os estudantes, que iniciaram o segundo semestre confinados, para os docentes que reforçaram o acompanhamento pedagógico virtual, para os investigadores que podem ter atrasado as suas pesquisas, para os colaboradores que de novo foram obrigados a articular no seu espaço privado o tempo da família e o tempo da profissão.

A 19 de abril iremos retomar as atividades presenciais em modelo híbrido e iniciar igualmente um processo de rastreio geral da comunidade com o apoio da Cruz Vermelha. O nosso propósito continua agora, como antes, a ser o de garantir a segurança de todos os membros da comunidade e a sustentabilidade da instituição para que possa resistir ao impacto da COVID.

Neste ano crítico, mas também de tantas promessas, reinventamo-nos para melhor servir o país, sempre com uma atitude empreendedora, colaborativa e transformadora. Que o tempo pascal, vos renove.

Isabel Capeloa Gil
Reitora
Lisboa, 31-3-2021


Rector’s Message Easter 2021

Dear students, faculty and staff,

As we celebrate renewal, I wish everyone of you and your families a very happy Easter.

Almost a year ago, we were rocked by fear and uncertainty. We experienced the first lockdown and were unable to join together with family and friends to celebrate the season. Since then, we have come to know more about this deadly pandemic and are hopeful about the future. We have adapted to an unprecedented reality and have learnt from each other, just as our sense of community has increased.

The pandemic has made us painfully aware that we will only thrive if we work together. Fragility is our common trait but together we are strong. Then again, it is true that the pandemic was also an occasion for technological and pedagogical renewal.

The second lockdown has been clearly different. It did not represent a brutal cut with the flow of life, but it was no less violent in the way it widened inequality and produced a wide ranging screen fatigue. We all long for presence, once again.

This was certainly a critical period for students, who initiated the second term under lockdown, to faculty who have gone out of their way to provide guidance and support to the community, to researchers and to all staff members. Once again private space and professional time became interchangeable.

On April 19, Católica will resume in-person classes and I look forward to welcoming you all back. At the same time we shall launch a general testing procedure for the academic community in collaboration with the Red Cross. Just as before, our main goal is to keep the members of our community and our campi safe while maintaining our excellence in teaching and research and guaranteeing the sustainability of the university.

On this year of discontent and promise, we have reinvented ourselves. Now as before, Católica shall continue on its forward looking path in the service of a better society. Stay safe and may the blessings of Easter, lead to a better hope in a common future.

Isabel Capeloa Gil
The Rector

01-04-2021

Universidade Católica no Porto renova selo COVID SAFE, atribuído pela APCER

A Universidade Católica no Porto renovou o selo de verificação COVID SAFE, atribuído pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), estando assim garantido o cumprimento das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente aos procedimentos e práticas de segurança e saúde no contexto da pandemia COVID-19.

A APCER realiza a verificação COVID SAFE de forma independente utilizando uma metodologia rigorosa, visando a criação de confiança em tempos de incerteza. O âmbito da verificação compreendeu as atividades de ensino e de investigação de todas as faculdades.

O campus da Católica no Porto cumpre, assim, as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e está preparado para receber e acolher em segurança todos os que constroem com ela o seu Futuro.

A saúde e a segurança estão em primeiro lugar e por isso a Católica no Porto reforça o compromisso com estudantes, docentes e colaboradores. Por todos a Católica sente a missão de ser um lugar de aprendizagem, de conhecimento, de desenvolvimento, de partilha e de segurança e por todos continua a fazer-se presente e próxima!

Artigo Relacionados:
Universidade Católica Portuguesa no Porto recebe o selo COVID SAFE, atribuído pela APCER

30-03-2021

CMVM promove 2º inquérito sobre o investidor em Portugal em parceria com a Católica

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP), está a promover o segundo inquérito no âmbito do desenvolvimento de estudos de caracterização do investidor em instrumentos financeiros em Portugal. Um estudo que resulta de um protocolo realizado com catorze instituições de ensino superior, entre elas, a Universidade Católica.

Com estes estudos pretende-se aprofundar o conhecimento dos investidores relativamente aos próprios instrumentos financeiros, perceber os processos de tomada de decisão, explorar o nível de literacia financeira e as respetivas características sociodemográficas.

O protocolo entre Universidade Católica Portuguesa e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários foi celebrado a 3 de outubro de 2019, por ocasião da Semana Mundial do Investidor. Pode responder ao inquérito aqui.

29-03-2021

Nuno Crespo participa em Conferência da Presidência Portuguesa da UE

 

O diretor da Escola das Artes, Nuno Crespo, e o vice-reitor para a Investigação e a Inovação da Universidade Católica, Peter Hanenberg, vão participar na conferência organizada pela Presidência Portuguesa da União Europeia, European University and Culture Summit, que decorre virtualmente nos dias 29 e 30 de março. 

O professor Nuno Crespo irá participar no Painel 6 – The Arts as a driver for community and regional development –, para falar da experiência da Escola das Artes, no dia 30 de março às 13h00. O vice-reitor da UCP, irá moderar o Painel 3 – A scientific and artistic worldview – no dia 29 de março, a partir das 14h50.

Esta conferência emerge da ideia que a abertura a ecossistemas de educação superior – estudantes, investigadores, professores e colaboradores, bem como comunidades fora dos campi – acesso livre a património cultural, exposição a discursos contemporâneos sobre arte, e oportunidades de expressão através de experiências artísticas irá contribuir para a construção de uma cultura universitária a níveis científico e artístico, guiados por princípios de inovação constante, atenção ao Outro e responsabilidade ecológica.

Mais informação e acesso às sessões aqui.

 

 

25-03-2021

CCR entra no Mapeamento das Infraestruturas Tecnológicas 2020

 
O Centro de Conservação e Restauro da EA - UCP foi incluído no Mapeamento das Infraestruturas Tecnológicas 2020, da Agência Nacional de Inovação, que pretendeu atualizar o Mapeamento realizado em 2016, incorporando alguns desenvolvimentos ocorridos desde então no que diz respeito à alteração e/ou criação de infraestruturas tecnológicas, de forma a melhor refletir a realidade atual.
 
O CCR inclui-se no âmbito da nova tipologia Outras Infraestruturas de Valorização da I&D – Infraestruturas integradas em IES, que engloba as entidades pertencentes a instituições do ensino superior e outras entidades que atuam na transferência e valorização de resultados de atividades de I&D.
 
Estas infraestruturas, desenvolvendo ou não atividades próprias de I&D, levam a cabo atividades de capacitação tecnológica e valorização económica e social de resultados de atividades de I&D, atuando globalmente de forma idêntica aos Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia, no sentido em que podem apresentar um caráter multifuncional ou temático, dinamizar atividades de I&D e Inovação, disponibilizar serviços especializados, promover a integração de conhecimentos científicos e tecnológicos bem como a sua valorização e transferência para o mercado, podendo também ter um forte papel na formação de recursos humanos altamente qualificados.
 
Este mapeamento vem mostrar que Portugal apresenta um conjunto mais diversificado e complexo de infraestruturas tecnológicas, com uma maior abrangência em termos de competências para a inovação, acompanhando as dinâmicas dos mercados e as suas necessidades tecnológicas.
23-03-2021

Mais de 100 estudantes do secundário participam no Open Day sobre a Licenciatura em Psicologia

Pelo segundo ano consecutivo, o Open Day de Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Católica no Porto voltou ao digital para mostrar aos estudantes do ensino secundário a aposta no desenvolvimento de uma Licenciatura em Psicologia de excelência.

Raquel Matos, diretora da Faculdade, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou as características distintivas da Faculdade e da própria licenciatura, destacando o clima de proximidade entre os professores, os investigadores e os estudantes, bem como “uma figura de proximidade, que é o professor-tutor.” Já a docente Luísa Mota Ribeiro salientou a importância do programa de serviço comunitário que permite aos estudantes da licenciatura realizar ações de voluntariado em diversas áreas e instituições.

Patrícia Oliveira-Silva, coordenadora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), apresentou o laboratório e sublinhou a possibilidade de os estudantes poderem integrar um grupo de investigação onde não só se discutem “temas das neurociências, mas principalmente onde se pode fazer uma aproximação daquilo que é a rotina de investigação.”

Durante o evento online, diversos estudantes e antigos estudantes da licenciatura em Psicologia deixaram os seus testemunhos. Isabel Ortigão, do 1º ano em Psicologia, contou que em apenas duas semanas “já estava completamente integrada e afeiçoada tanto à dinâmica das aulas, como há relação próxima com professores e colegas.” Já o alumnus David Saavedra revelou que frequentar a licenciatura em Psicologia na Católica significou “uma mudança” na sua vida e “uma jornada de conhecimento pessoal.”

O Open Day de Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia decorreu no dia 15 de março, numa sessão que contou com uma centena de participantes. À distância, os estudantes do ensino secundário ficaram a conhecer melhor a licenciatura em Psicologia na Católica e esclareceram as suas dúvidas.

Se não esteve presente no evento, deixamos aqui o registo de um dos momentos, um vídeo preparado pelos alunos e alumni da Psicologia na Católica.

22-03-2021

PhD Recruitment for Bugs@Pets Project

19-03-2021

CASO lança desafio "Adotar um Idoso"

No passado mês de Fevereiro, a UDIP/CASO desafiou os colaboradores da universidade a "Adotar um Idoso". A iniciativa, em parceria com uma antiga aluna do ICS e que atualmente é responsável pelo Lar José Luciano de Castro na Anadia, consistia em escrever uma carta para um utente do lar. Foram 18 os colaboradores que responderam que SIM a este desafio e partilharam um pouco das suas vidas com alguém que só sabiam o nome e a idade. Foi um momento de muita alegria para estes utentes, que se vêm privados, desde o início da pandemia, a receber o carinho e amor dos seus mais próximos.

Ficam aqui alguns testemunhos dos idosos após lerem as cartas:

"Eu gostei muito, gostei muito, venho por estas 3 linhas agradecer à menina por não se esquecer da minha pessoa. Estou cá há 30 anos e gosto muito de cá estar. Gostava que a menina cá viesse ver o ambiente. Quem sabe não me convida para ir conhecer a universidade católica."

"Foi tão linda a carta, foi mesmo linda. Fiquei feliz!"

"Muito obrigada por se lembrar de mim, obrigada. Eu que sou pobre e não posso ajudar ninguém."

Para mais informações sobre como fazer parte desta iniciativa, envie um email para caso@porto.ucp.pt.


 

18-03-2021

Pages